sábado, 9 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs: Ash contra Cameron e... o Fim da Liga Unova!

Boa tarde a todos!

Já cheguei ao fim da Liga Unova, isto é, já vi os dois últimos episódios.

Na última vez que nos vimos, o Cameron tinha revelado a sua arma secreta para a Liga Unova, que era um temível Hydreigon. Neste episódio, o Ash decide começar este combate integral com o seu Boldore, que rapidamente é derrotado! Dentro das técnicas do Hydreigon, encontramos o Ataque Triplo, que já não víamos há bastante tempo.
De seguida, o Ash chama o seu Oshawott, escolha que leva os amigos do Ash a perguntar se não será apenas para cansar o Hydreigon, e a Bianca até refere a expressão "carne para canhão". Mas claro que o Ash não o iria fazer, e a Investida do Oshawott, este ataque tão fraco, até é o primeiro a causar dano ao Hydreigon! Mas também perde. O Ash escolhe então o Pignite que, cheio de atitude, derrota o Hydreigon!

O Cameron escolhe então o Ferrothorn, que perde rápido contra o Pignite (lógico, com uma dupla desvantagem de tipo). O Ash consegue ficar assim empatado com o Cameron! Mas de seguida o Cameron escolhe a sua Samurott, que derrota o Pokémon de fogo do Ash, não só pela desvantagem de tipo, como também pelo facto de ele já estar cansado.

Para derrotar a Samurott, o Ash opta pelo seu Pikachu! Que, numa sequência super rápida e empolgante de batalha, ganha!

O Cameron tem uma estratégia para derrotar o Pikachu. Escolhe o Swanna, que permitirá atacar o Pikachu pelo ar! À partida é uma boa estratégia, e resulta inicialmente, mas o Pikachu consegue que uma Electro-bola atinja directamente o Pokémon Ganso e, assim dá a vitória ao Ash, por agora! Neste momento, a vantagem está para o Ash, que tem 3 Pokémon, enquanto o Cameron apenas tem 2. Ou será que não?
Pois não. Ao escolher o Riolu, o Cameron diz que é a sua última esperança, o que leva o Ash a questioná-lo sobre isso e, num grande momento de embaraço, nunca visto numa Liga Pokémon, percebemos que o Cameron só trouxe 5 Pokémon com ele, por achar que é isso uma batalha integral! Pelos vistos, as regras da fase não são que o treinador tenha de levar 6 Pokémon consigo, mas sim no máximo 6. Mas se for com menos de 6 Pokémon, então já não é um combate integral... Então faria mais sentido que o Cameron fosse desclassificado. Mas, ok!, o comité da Liga Unova deixou, e eu não tenho formação nenhuma em Legislação Pokémon, por isso terei de aceitar.

O Ash troca o Pikachu pela Unfezant, e começa o combate entre o Riolu e a Unfezant. No combate, podemos ver as técnicas Copiar-Colar e Onda de Vácuo a serem usadas, mas, mais do que isso, conseguimos vê-las a "serem formadas", o que é um detalhe interessante.

A Unfezant do Ash não resiste muito tempo, e então o Ash decide chamar a sua Snivy! O Riolu mostra-se demasiado ágil, mas a Snivy consegue causar dano com o Ataque Laminar! Mas... Inesperadamente... Afinal vamos ver 6 Pokémon diferentes do lado do Cameron... E o Riolu começa a evoluir para Lucario! Toda a Liga aplaude, e o Ash parece tramado... E passamos para o episódio seguinte.

No último episódio da Liga, continuamos com a batalha entre o agora Lucario do Cameron e a Snivy do Ash. Vemos que o Lucario aprendeu Aura-esfera e derrota a Snivy, deixando o Ash reduzido ao seu Pikachu. E é agora o combate entre as duas "mascotes" dos respectivos treinadores. O Pokémon que ganhar dará a vitória ao seu treinador, que avançará para as meias-finais. E começa então o "embate de titãs", como o Freddy diz.

Ao longo do combate vemos todo o entusiasmo, tanto do Ash, como do Cameron, o "verdadeiro espírito da Liga Unova". E os dois lutam valentemente. Para terminar o combate, o Pikachu usa Electro-bola e o Lucario usa Aura-esfera, e, muito ao estilo Dragon Ball, as duas técnicas ficam paradas no ar, a ver qual será a mais potente e que consegue assim avançar... Assistimos a um longo confronto e... A Aura-esfera consegue ser mais potente. De imediato, o Virgil apercebe-se de qual será o resultado. E, sim, o Ash cai nos quartos de final da Liga Unova.

Antes de avançarmos no episódio, vamos reflectir um pouco sobre este resultado. Pela primeira vez, o Ash regride numa Liga Pokémon, alcançando o mesmo resultado que alcançou em Hoenn. Até então, o Ash tem conseguido sempre evoluir de uma Liga para a outra. Seguindo esta ordem natural, desta vez o Ash devia ter ficado em 2º lugar na Liga, pois em Sinnoh ficou no Top 4. Mas os escritores acharam que deviam pôr o Ash a regredir. Lendo várias opiniões, muita gente considera esta derrota contra o Cameron muito humilhante, até, principalmente pelo facto de o Cameron só ter trazido 5 Pokémon consigo. Não concordo totalmente com isto, porque o Cameron teve a evolução a meio do combate, o que equilibrou as coisas. Mas compreendo perfeitamente a frustração.
Talvez se possa dizer que o Ash mereceu este desfecho. Nesta Liga ele não teve o auxílio dos Pokémon que estão no Laboratório do Professor Oak. E a nível de estratégia esteve muito fraquinho, pelo menos comparando com a Liga Sinnoh. E, se olharmos para o seu percurso por Unova, houve muitos combates de ginásio em que ele se portou miseravelmente (veio-me agora à cabeça o combate contra a Elesa). Mais ainda, isto veio, de algum modo, e agora já meio a brincar (ou não), provar que o treino diário contra a Team Rocket afinal faz (muita) falta. Mas pronto. O Ash ainda é jovem, com 10 anos ainda tem uma longa vida pela frente, terá mais oportunidade se ter êxito numa Liga. Aguardemos a Liga Kalos.

E a Liga continua! O Virgil vence, o Dino vence e o Ramone também.
O Cameron vê-se então a ter de enfrentar o Virgil e o Grupo Eevee. O Ash decide apoiar o Cameron, logicamente. Mas o Virgil, usando a Rajada de Fogo do Flareon, derrota o Lucario do Cameron. Pronto, o Ash já não pode dizer que só o vencedor da Liga o conseguiu derrotar.

E a Grande Final? Entre o Virgil e o Dino! O Dino, que no torneio da Vila de Nimbaça perdeu facilmente contra o Ash, conseguiu chegar à Final! Infelizmente, desta vez com a voz de Ivo Romeu Bastos, quando no torneio apareceu com a voz de Mário Santos.
Mas nem um Druddigon lhe vale; perde contra a Eevee do Virgil! E assim o Virgil vence a Liga Unova! Os meus parabéns.

Como em todas as Ligas, vemos a cerimónia de encerramento, com o apagar da chama e essas coisas. No fim da cerimónia, já fora do estádio, o Cameron e o Lucario vão embora a correr com os braços no ar (vão treinar), a Bianca decide ir para casa ter com o pai e só o Stephan fica com o Ash (entretanto o Virgil também foi).
Na sauna, o Stephan pergunta ao Ash se ele irá voltar a casa. Em resposta à pergunta, o Ash mostra-se embaraçado e diz "Não... É que..." e o Stephan interrompe-o perguntando então se ele vai é continuar a treinar, ao que o Ash, aliviado, diz "Claro!". O que iria o Ash responder se o Stephan não o tivesse interrompido? Iria dizer que na altura em que os episódios foram feitos eles ainda estavam à espera que chegasse a geração seguinte dos jogos?

Antes de acabar o episódio (e este grupo de episódios acerca da Liga), o Ash vai ao recinto e temos uma cena muito reminiscente da Liga Kanto, no Planalto Indigo, e até temos um conjunto de flashbacks ao som da música de Destinos Rivais! As posições e assim do Ash, da Iris e do Cilan lembraram muito a primeira liga, o que eu achei muito bonito. E assim o Ash chega ao fim de mais uma etapa da sua jornada!

Esta Liga foi interessante, mas inferior à Liga Sinnoh, na minha opinião. Não pelo resultado do Ash (apesar de ser um factor a ter em conta), mas pelos combates em si, que foram muito mais "básicos" que aqueles a que nos habituaram na Liga anterior. A dobragem esteve bem nestes episódios, à excepção da troca de voz do Dino, não detectei nenhuma outra falha, e tivemos boas interpretações.

Até à vista! Veremos o que as próximas aventuras nos trazem!

4 comentários:

  1. «O Ash ainda é jovem, com 10 anos ainda tem uma longa vida pela frente» - e como tem sempre 10 anos (embora em Kalos pareça estar mais velho), essa vida longa é como as pilhas DURACEL: dura, dura, dura... xDD
    Mas, de facto, a Liga Unova foi uma decepção! Interrompida se sequência, como irá o Ash portar-se na Liga Kalos? Só o futuro o dirá! ;-\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdão pela seguinte gralha: «Interrompida se sequência» = «Interrompida a sequência»! :P

      Eliminar
  2. Estou adorar ler os teus comentários acerca dos vários episódios! Em relação à Liga, confesso que inicialmente me decepcionou para para isso basta olhar para toda Unova... o Ash muitas vezes parece um simples novato! Mas agora em Kalos está muito bem, e teremos um grande confronto no terceiro ginásio que relembrará a final desta liga xD

    ResponderEliminar
  3. Foi uma estupidez o Ash ter perdido contra o Cameron! Para já, o Pikachu deu um enxerto de porrada no Lucario e só perdeu por estar cansado do combate contra a Samurott e a Auro Esfera ter sido mais resistente do que a Electro Bola! O Cameron é nitidamente pior treinador do que o Ash, por incrível que pareça até mais burro! Achava mais interessante que o Ash chegasse a mais uma etapa e combater contra a Equipa Eevee! Mas o Cameron teve uma dobragem excelente, o dobrador em questão foi excepcional. Aquela personalidade bem-disposta, despassarada, ingênuo e energia entusiasta nos combates foi muito bem conseguida. O Russit pelo menos podia ter chegado à final, já que teve um episódio quase dedicado para ele. Tenho pena que a Bianca não apareça mais na série, era uma personagem muito cómica, desastrada, sempre com chegadas apoteóticas, e fazia ter saudades da Dawn por causa da voz da Joana Carvalho. Fez um trabalho excelente em todas as temporadas em que colaborou tanto na Dawn, na Bianca, da Juniper, Joy etc. O Edgard Fernandes fez um trabalho fantástico com o Trip. Gosto particularmente da voz dele(Edgard), é de uma energia contagiante apesar do Trip ser introvertido, mas em outras personagens comprovam o que eu digo. Eu adoro o Ivo Romeu Bastos, sou fã dele, dos making of que já vi onde ele surge, parece ser muito divertido e versátil. O Stephan foi super bem feito por ele, deu aquele ar de brutamontes de bom coração, amigo, bem-disposto. E já agora a Isabel Queirós e o Pedro Manana fizeram a Íris e o Cilan brilhantemente bem. Coube-lhes que nem uma luva, como se costuma dizer. E a Raquel Rosmaninho, no Ash está melhor de episódio para episódio. Apesar de quando a série mudou de estúdios, quando vi a primeira interpretação de Ash da Raquel Rosmaninho fiquei um bocado desiludido, achei a voz igual ao "Popo" do Mushiking o que eu já achava muito efeminada. Já estava habituado ao registo da Sandra de Castro e da Bárbara Lourenço em que faziam uma voz mais masculina. Mas confesso que fiquei fã da voz mais a frente nos episódios em que havias mais combates, despedidas e cenas mais emotivas, parecia que já estava dentro da série, que já fazia a anos, pela cumplicidade que entregava aos pokémon do Ash. Mas fico satisfeitíssimo pelo anime Pokémon ser tão bem tratado pela Cinemágica, em que há sempre um grande leque de actores prontos a estrear quando surgem personagens novas como N ou o Cameron, o que é raro hoje dia essa rotatividade de actores e personagens. Ser bem tratado pelo canal Biggs, onde se não me engano é das séries que têm mais audiência e popularidade do canal. Obrigado, à Cinemágica e ao Biggs por darem o destaque e valor que a série Pokémon merece!

    ResponderEliminar