terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pokémon no Panda Biggs... Já em Setembro!

É verdade! Recebi hoje um e-mail do Canal Panda (este, directamente da Dreamia), a agradecer os meus e-mails relativos ao Pokémon e a dizer que, efectivamente, o Pokémon vai para o ar no mês de Setembro (não especificaram se no princípio do mês, se a meio, mas deve ser logo no princípio), mas que em breve vão divulgar mais informações no canal. Em relação à dobragem (eu mandei um e-mail para lá a dizer para reconsiderarem a decisão de mandar o Pokémon para um estúdio do Porto), eles disseram-me que iam encaminhar devidamente o meu e-mail.

Esta história das mudanças de vozes deixa-me um pouco chateado, é verdade, mas não consigo deixar de ficar contente com esta notícia. 

Eu agora estou a pensar como o Platinum. Citando um comentário que ele fez à minha notícia anterior, ninguém disse que as vozes iam mudar para pior, e até é possível que as vozes fiquem melhores. Claro que as nossas vozes já estavam muito boas, vai ser um choque ver um episódio novo de Pokémon sem o Rui Quintas, a Raquel Ferreira, a Sandra de Castro, etc, mas as dobragens feitas no Porto só são feitas num estúdio - o Som Norte. 

Este estúdio tem dobragens muito boas, algumas perfeitas, até. E já dobrou séries da Disney noutros tempos, e sabem quão rigoroso é o controlo das dobragens da companhia. Vou-vos dar alguns exemplos de séries dobradas pelo estúdio (não só da Disney). Temos a Raven, o Snobs, as Tartarugas Ninja, Pippi das Meias Altas (para a Prisvideo), o Oliver e Benji, etc. Já dá para ter uma ideia. E muitas vozes do estúdio já lá estão há muitos anos, de modo que qualquer pessoa que tenha visto desenhos animados durante a sua infância vai reconhecer imediatamente as vozes. Vejam no site da Som Norte amostras de vozes. Ah, e é bom lembrar que nas dobragens da Som Norte há uma infinidade de dobradores. Vejam na página de Youtube do estúdio a quantidade de dobradores que há para cada série.

Outra coisa, estive a pensar e não creio que no Panda Biggs comecem logo com a 11ª temporada. Eu mandei um e-mail à Som Norte a perguntar se eles estavam a dobrar o Pokémon, e deram-me um "Não" como resposta. Não foi uma resposta ambígua, foi um claro "Não". Mas a resposta deles foi no dia 13 deste mês, entretanto pode ter acontecido muita coisa, e ainda é possível que se dobrem episódios, caso só passem ao fim-de-semana, e mesmo se quiserem passar o Pokémon durante a semana há tempo, afinal, entre hoje e Setembro dá para gravar 5 episódios. O problema mesmo é a tradução. Não sei como é que estas coisas funcionam, mas se realmente a tradução já tiver sido feita e se tenha conseguido mandá-la para o Som Norte, então há uma possibilidade. Mas se a Som Norte tiver de fazer uma tradução, a não ser que esta seja muito rápida, ainda demora um bocado. A questão é "Se não for a 11ª série, qual será a série?". O mais lógico é que seja a 10ª, mas isto era mau, a SIC já a está a dar pela segunda vez no espaço de pouco tempo, deixem-me respirar. Espero que ponham uma outra série (porque não a Chronicles, para ocupar um bocado o tempo), mas o ideal é que venha já a 11ª série.

É esperar para ver, já só faltam 14 dias (embora se devam ter informações antes).

Edição: Parece que eu cometi um erro ao afirmar que o Som Norte já trabalhou com a Disney (dei o exemplo da série Raven), pois tal não corresponde à realidade. Muito obrigado pela correcção. 

7 comentários:

  1. Só uma palavra: FINALMENTE! Pena é a mudança de vozes. Não ter o Rui Quintas a abrir o episódio vai ser muito estranho. Mas certamente vamos ter direitos que não tinhamos na SIC... como uma abertura dobrada, menos mudanças de vozes (será esta a última?), entre outras coisas...

    ResponderEliminar
  2. PTOldMan, será que passaremos a ter um "Professor Carvalho"? Fico triste pela mudança de estúpido, mas é como dizes, pode ser algo positivo. Dos exemplos que citaste, só não gostei da dobragem do Oliver e Benji. :/

    Ass: Pokeumon.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente fiquei desapontado, vão muda as vozes, mais vale é começarem tudo do principio, preferia que em vez de começarem com Sinnoh começassem com Kanto

    ResponderEliminar
  4. Fiquei contete em relação a darem pokemon denovo em Portugal, claro ja davam na SIC mas vai ser diferente, em relação as vosses fico um pouco triste poix gostava das antigas mas até pode ser que seijam melhores.

    ResponderEliminar
  5. SIM!! Eu sabia que tinha de ser em Setembro....:D Eu só quero é ver Pokémon, não importa que mudem as vozes desde que sejam boas (qualquer coisa é melhor do que a situação actual, estamos tão atrasados...).

    Obrigado PTOldMan!

    ResponderEliminar
  6. Permita-me que faça uma correcção:
    O Somnorte Nunca dobrou NADA para a Disney.
    A Raven Não foi dobrada no Somnorte.

    Existe mais um estúdio de dobragens aqui no Porto, que foi o único a trabalhar com a Disney : séries , filmes DVD , e filmes Cinema .

    As vozes, essas sim , são práticamente as mesmas que as do Somnorte ...

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado pela correcção. Eu fiz aquela afirmação tendo em conta as vozes. O único estúdio no Porto de que eu tinha conhecimento que fazia dobragens era o Som Norte, de modo que assumi que era este o estúdio que trabalhava com a Disney, já que as vozes eram as mesmas de vários desenhos animados dobrados pelo Som Norte, que estão evidenciados no website do estúdio.

    Novamente, muito obrigado pela correcção :)

    ResponderEliminar