quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Destinos Rivais: Mistralton!

Bom dia! Vou escrever um artigo acerca dos dois episódios do Ginásio de Mistralton primeiro. O artigo (ou os artigos, depende de como eu me gerir a nível de tempo) do Clubestrondo e do Festival do Sino dos Desejos virá depois.

Os nossos heróis chegam à Cidade de Mistralton para que o Ash possa ganhar mais um crachá, desta vez da líder de ginásio Skyla, a Miúda Altos-Voos. No entanto, assim que chegam, dão de caras com um método de combate dela muito duvidoso... Os combates de ar!

Estes combates consistem em duas fases: primeiro os treinadores mostram os seus três Pokémon; de seguida, a Skyla imagina o desfecho e age de acordo com o que imaginou! É simples, não?

O Cilan, notavelmente, fica irado com a situação e pede para ter um combate a sério com ela, contra as suas "belezas aladas", com o fim de lhe mostrar a imprevisibilidade de um combate. Infelizmente, o Cilan perde.

No início do episódio, vemos um "scan" ao Pokédex do Ash, algo que já não víamos há bastante tempo na série.

Neste episódio, o Cilan está vincadamente ele próprio, cheio de maneirismos, usando um vocabulário mais nobre ("rudeza")e, claro, com uma interpretação de Pedro Manana excepcional (como o "NUNCA!").

A Skyla é interpretada pela Isabel Nunes, que teve bons momentos, e o seu avô, que também aparece, pelo Rodrigo Santos.

A nível de guião, houve uma parte em que se disse "têm de dominar o Relâmpago" em referência ao Raio-Trovão do Stunfisk do Cilan, o que poderá ser erro.

No fim do episódio, o Ash fala com a Skyla e desafia-a também ele para uma batalha, que será consumada no episódio seguinte.

Neste episódio, a estratégia do Ash para ganhar é muito simples: "coragem e atitude"!

A apresentação da Skyla é muito interessante, talvez a melhor em Unova até agora.

Quanto à estratégia de combate, foi curioso ver o Água Armilar a ser usado como defesa contra ataques eléctricos, e foi engraçado ver que a Skyla o aprendeu ao ver os vídeos do avô, num PC muitíssimo bem desenhado, com pastas e tudo mais.

No fim do combate, a Tranquill do Ash evolui, tendo sido esse o factor surpresa (apesar de ser o mesmo do último combate de ginásio), e a Skyla mostra-se entusiasmada com o combate, tendo "aprendido a sua missão"! Tudo isto ao som da instrumental da abertura.

Depois, o Ash decide ir à Cidade de Icirrus para ganhar o seu próximo crachá.

Destaco ainda a animação dos combates de ar, muito apelativa, tanto num episódio como no outro.

Até à próxima!

4 comentários:

  1. gosto muito de ler as tuas análise ^^
    em relação ao Raio-Trovão estive a ver e está relacionado com o Thunder Shock, e Relâmpago é para o Thunderbolt que é o que Pikachu usa... assim acho que Skyla quis dizer que o simples Raio-Trovão não é suficiente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo, mas lanço aqui um desabafo: não gosto do actual nome do «Thunder Shock» na actual tradução/dobragem portuguesa de POKÉMON, pois soa quase como o antigo nome de «Thunderbolt» em Portugal, Raio de Trovão; preferia que no nosso país o «Thunder Shock» fosse chamado Choque de Trovão (como era antigamente na tradução/dobragem portuguesa de POKÉMON e ainda hoje pense que seja na tradução/dobragem brasileira de POKÉMON), Trovoada de Choque (como, salvo erro, foi chamado em BW041 - UM COMBATE APAIXONANTE: EMOLGA CONTRA SAWK) ou Choque de Trovoada (para mim, seria o ideal). :\

      Eliminar
    2. Percebo o teu desabafo, mas tens sempre de considerar que a tendência é para tentar reduzir os termos, para caberem melhor nas "bocas". Mas eu por acaso até gosto muito (adoro mesmo) o uso de "Raio-Trovão" para "Thunder Shock", simplesmente porque sempre me pareceu que o uso dessa tradução para o termo é uma homenagem ao termo antigo, o que eu louvo sempre! Mas já ouvimos nos episódios da primeira série e das seguintes o termo "Raio-Trovão" para "Thunder Shock", apesar de muitas vezes também termos ouvido o mesmo termo para "Thunderbolt". Agora pelo menos parece estar tudo bem definido!

      Eliminar
    3. Talvez... Mas olha que acho que os fãs mais velhos de POKÉMON ainda se lembram de Choque de Trovão (apesar de ser algo compridito). ;)

      Eliminar