sábado, 5 de outubro de 2013

Destinos Rivais: o Crachá Sismo, A Gruta das Electro Pedras e uma Troca Evolutiva!

Ora muito boa noite a todos!

Esta foi uma semana repleta de bons episódios. Começámos pelo especial de duas partes da Team Rocket contra os lendários (que, apesar de ter deixado um pouco a desejar, não deixa de ser um especial), passámos pelo combate de ginásio travado entre o Ash e o Clay e acabámos com dois episódios à volta da Gruta das Electro Pedras, tendo sido o primeiro à volta de mais um esquema da malévola Team Rocket.

Quanto ao episódio do ginásio do Clay, o primeiro pensamento que me veio ao ver o episódio foi: esta é, com certeza, a melhor batalha por um crachá de Unova até hoje. E, na minha opinião, foi sim. Pelo menos foi a mais interessante, e foi óptimo ver o Ash a parecer um treinador minimamente competente após o desastre que foi o combate contra a Elesa. A animação do episódio estava muito boa (como todos os combates de ginásio deviam ser), principalmente nas expressões do Clay. Também tivemos um dos melhores segmentos de evolução de Unova, a evolução do Roggenrola para Boldore, tendo sido uma evolução extremamente bonita. Por fim, adorei a cena em que o Clay se passa com o Ash por ele ter ordenado à Snivy que usasse Atracção, em vez de agir impulsivamente. Um episódio globalmente muito bom, e o Crachá Sismo foi merecido.
Quanto à dobragem, houve um erro estranho. Pelo menos pareceu-me um erro. Quando o Ash chega ao ginásio, a pessoa que o recebe é dobrado pelo Edgard Fernandes. Depois, essa mesma pessoa arbitra o combate... E aí a voz é do Rodrigo Santos? Tentei confirmar se eram mesmo a mesma personagem e, pelo menos a nível de roupa e cara, é tudo igual. Estranhíssimo.

No dia seguinte, tivemos sarilhos na Gruta das Electro Pedras. Exceptuando os especiais de duas partes, este foi dos melhores episódios de um ataque "normal" da Team Rocket até hoje em Unova. Dentro dos episódios "normais", o outro episódio excelente foi o "A Senda da Mestre Dragão!", depois os outros ou não são nada de especial ou apenas não são tão bons quanto estes dois. Outro episódio excelente com a Team Rocket é o "A Casa Assombrada dos Litwick!", mas não vou considerar que esse episódio teve um "ataque padrão" da Team Rocket, pois no fim os vilões revelaram-se como sendo outros que não o TRio.
Relativamente à animação, da responsabilidade da Shimura, uma das animadoras da velha guarda do Pokémon, o destaque foi o das expressões faciais de várias personagens. Começamos pelos Pokémon sem energia (Pikachu, Stunfisk e Emolga), passamos pela cara do Cilan durante e após a evolução do Dwebble (sim, evoluiu!) e acabamos com os sorrisos da Jessie, algo que já fazia muita falta. Claro que foram sorrisos em situações nada amigáveis (como quando aparece o Joltik perto da Team Rocket), mas é refrescante voltar a ver a Jessie a sorrir para nós após tanto tempo a só sorrir de forma maquiavélica. Também achei piada à própria cena em si, pobre do Joltik, com o Woobat da Jessie a maltratá-lo.
Como já disse, gostei do episódio e do ataque da Team Rocket, assim como gostei muito de ver a Juniper e a Bianca a encontrarem a Team Rocket. Seria interessante que outras personagens de Unova também se deparassem com os nossos antagonistas principais.
Houve uma mudança de voz. Um dos colaboradores da Juniper, no seu último episódio (julgo que no episódio da invasão de Castelia), era dobrado pelo Ivo Romeu Bastos. Neste episódio apareceu com a voz de Mário Santos. Quanto ao resto da dobragem, o lema de hoje esteve melhorzinho, apesar de ainda ter deixado um pouco a desejar. As melhores falas foram a segunda do James (a do Universo) e a fala do nome da Jessie.
Qual a outra questão ao nível da dobragem que se deve colocar num episódio como este? Como se safou Joana Carvalho ao dobrar a Professora Juniper, a Bianca E a Enfermeira Joy no mesmo episódio? A meu ver, excelentemente bem. A estratégia da actriz e da direcção foi acentuar os traços das personagens em si. A Bianca esteve com o seu registo mais agudo e muito energética, a Juniper teve a sua voz mais adulta e assertiva e a Joy esteve jovem e muito simpática. Muitos parabéns à actriz, e no episódio seguinte, em que há muita interacção entre a Juniper e a Bianca, a actriz continua a mostrar que é muitíssimo competente.

Por fim, hoje tivemos mais duas evoluções, na estreia de uma troca evolutiva em toda a série animada. Vimos um Shelmet e um Karrablast a evoluírem após uma troca. Depois, tendo a Professora Juniper um Accelgor e a Bianca um Excavalier, houve um Combate Tag entre elas e o Ash e o Cilan. Também foi um episódio interessantíssimo, e conseguiu-se dar conteúdo a um episódio cujo objectivo seria apenas mostrar a evolução dos dois Pokémon.
Começo por destacar a Gruta das Electro Pedras, que é lindíssima tanto no jogo como na série. Depois também achei piada (e não percebi muito bem a razão de tal) ao ver o Axew da Iris a assustar o Shelmet da Bianca. Houve mais momentos com piada, como a emoção do Cilan pelo combate. Gostei, também, de termos tido uma referência ao papel de líder de ginásio do Cilan.
Um detalhe que se destacou foi o facto de o episódio ter passado em 16:9 no Panda Biggs, sem barras (pelo menos de manhã). Era assim que devia passar sempre, e fez-me repensar no quão bom seria termos finalmente uma emissão do Panda Biggs em HD e em 16:9.
Quanto à dobragem, mais uma vez o destaque terá de ir para Joana Carvalho, que conseguiu lidar da melhor maneira com o facto de estar a dobrar duas personagens no episódio. Gostei muito de ouvir o "Duplo Hiper Raio", que foi o culminar da minha admiração pela actriz.
No fim apareceu o Pai da Professora Juniper: Cedric Juniper. Não consegui perceber quem fazia a voz dele, dado que ele só grunhiu no episódio, mas pareceu-me que ou era o Rodrigo Santos ou o Mário Santos. Mas é um pouco um tiro no escuro, não deu mesmo para perceber.

Tenham um bom fim-de-semana! Regalem-se com todas as notícias que estão agora a sair quanto aos novos jogos!


5 comentários:

  1. Também reparei que já não tem barras. Será sempre assim a partir de agora?

    ResponderEliminar
  2. Acerda do episódio BW062 - CRISE NA GRUTA DAS ELECTRO PEDRAS (salvo erro, como se chama o episódio em Portugal), observei 2 erros e uma curiosidade acerca deste episódio de POKÉMON PRETO E BRANCO - DESTINOS RIVAIS. :\
    Os erros foram os seguintes:
    - O Ash parecia não saber o que eram Galvantula (digitalizou esse Pokémon no seu Pokédex), quando já tinha visto Pokémon dessa espécie em BW017 - UM SCRAGGY SAÍDO DA CASCA!, BW024 - EMOLGA, A IRRESISTÍVEL! e BW054 - AS 4 ESTAÇÕES DOS SAWSBUCK (será este o nome do episódio em Portugal?), neste último caso numa fotografia; -_-'
    - Um ataque do tipo-Normal não afecta um Pokémon do tipo-Fantasma e vice-versa, mas o Minccino da Bianca é afectado pela Sombra Nocturna do Yamask e este é afectado pelas Cadentes (será que ouvi mal ou «Swift» teve outro nome na dobragem portuguesa deste episódio?) do Pokémon maníaco por limpezas. :S
    A curiosidade é que este episódio é um dos raros em que o TRio consegue roubar alguma coisa de jeito: assim de cabeça, os outros episódios idênticos a esse nesse aspecto é DP074 - PIKA CONTRA GOLIAS! (os mais famosos agentes da Team Rocket roubaram a Pedra Trovão do Ash para que o Pikachu não evoluísse... E também para ganharem umas valentes coroas com ele [lol]!) e DP080 - UMA VEZ LADRÃO SEMPRE LADRÃO! (A Jessie capturou uma Yanma salvagem enfraquecida por outro treinador, o Tyler, que mais tarde viria a ser a sua Yanmega). Ó PTOldMan, se faz favor, agradecia saber se, além destes 3 episódios, te lembras de algum em que a Jessie, o James e o Meowth conseguiram fanar alguma coisa de jeito? ;-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ash sempre foi muito esquecido :P
      Também não consegui ouvir muito bem o termo usado para "Cadentes", hei-de tentar confirmar!

      Roubar, roubar por maldade e para proveito deles, assim de cabeça não me lembro de muitos mais exemplo notáveis: há muitos "roubos" de informação, e temos o roubo e substituição do Meteonito na temporada anterior, e volta e meia eles tiram os Pokémon que a Cassidy e o Butch roubaram, mas não me lembro de muito mais, agora (isto quanto a roubos DEFINITIVOS). Há imensos momentos em que eles são bem sucedidos, mas é mais quanto a combates!

      Eliminar
  3. Ah, e estou ansioso por ver BW063 (dobrado em português de Portugal, pois já o vi dobrado em japonês e legendado na minha língua materna, graça à VOLTING FANSUB) - pelo que me lembre, o Cedric Juniper é um destrambelhado de 1º, o que torna o episódio mais engraçado. xDD
    Por outro lado, também estou curioso como é que «Mirror Move», um ataque de 1º geração que só tem a estreia nos desenhos animados num episódio de 5º geração (neste), vai ser chamado na dobragem portuguesa de POKÉMON - em princípio, deve ser Movimento Espelho ou algo do género, mas gostava muito mais que fosse como na dobragem japonesa, Imitação de Papagaio (bem fixe o nome do ataque, a meu ver)! :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela resposta - eu também esqueci-me dessa cena do Meteonito! :D

    ResponderEliminar