segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Destinos Rivais: A Taça Júnior, a Despedida da Dawn e o Olá ao Cameron!

Boa noite!

Na semana passada tivemos a Taça Júnior do Pokémon World Tournament, acompanhada pela ida da Dawn para Johto e pela introdução de um novo rival do Ash: o Cameron! Mas comecemos pela Taça Júnior em si.

No primeiro episódio da Taça revemos todos os rivais (menos a Bianca e o Esteves) e ainda reencontramos o Alder, que surge atrás de uma árvore a tentar engatar a Cynthia, convidando-a para "um cafézito". A Dawn tem oportunidade de conhecer o Trip, a Georgia, a Burgundy e o Alder e este último continua a chamar ao Trip "Tristão". Por falar em Trip, este está extremamente confiante, pois o prémio do vencedor é um combate contra o Alder, algo que o Trip há muito quer.
A Georgia e a Burgundy são o melhor de toda a Taça Júnior, pelo menos quanto ao humor (a nossa nova Team Rocket). A Georgia mete particularmente piada nos seus insultos todos, com termos inesperados e cruéis.
O torneio começa com um combate de exibição entre a Cynthia e a "beldade da rosa branca", a Caitlin dos Elite 4, dobrada pela Ângela Marques! Esta batalha parecia uma batalha de competição, e vimos que as duas já se conheciam, tendo sido muito interessante.
E de seguida começam os combates do torneio propriamente dito e temos toda a primeira ronda. A Burgundy foi rapidamente derrotada pelo Trip, com o seu Pokémon régio - o Serperior! E a Georgia também foi derrotada pelo Dragonite da Iris (não pela Iris), tendo aqui o Dragonite começado a desobeder à aspirante a Mestre Dragão. O resto dos heróis ganha aos seus adversários.

O episódio seguinte começa com um grande choque: a Iris vai combater contra a Dawn!
As interacções entre Georgia e a Burgundy (e com os outros) continuam a merecer destaque. E a Georgia até diz que o Cilan é mais eloquente que a Burgundy!
Quanto à Iris, ela tenta falar com o Dragonite, e depois também aparece a Cynthia, mas o Pokémon tem uma postura de rebelde e não dá sinais de querer começar a obedecer à treinadora.
E o Trip, esse, continua potente, e derrota o Trip! Será que vai ser ele a ganhar isto?
No combate entre a Iris e a Dawn, a Dawn permitiu-nos ver o Mamoswine em acção (e o Mamoswine permitiu-nos ver (ou rever?) o Pokédex da Georgia) e durante o combate o Dragonite mostrou-se também muito forte e um grande rufia (quanto às suas poses). No fim, a Dawn ganha.
Começa ainda neste episódio o combate entre o Ash e a Iris! Isto lembra os nossos heróis da final do primeiro torneio de Unova, e temos ainda direito a um flashback.

O terceiro episódio, o "As Três Estrelas do Torneio!", começa onde o último episódio acabou: no combate do Ash e do Krokorok contra a Iris e o Dragonite!
Novamente, há que pôr em evidência a Georgia e a Burgundy. Gostei particularmente de uma cena em que a Georgia, como o Dragonite começou por obedecer à Iris, se interrogou se seria este o verdadeiro poder de uma Mestre Dragão (mas claro que depois se viu que o Dragonite não estava nada a obedecer à Iris, apesar de parecer ao início que sim). O francês da Burgundy (que tem sido uma constante nos episódios da perita) também em agrada muito.
Quanto ao combate entre a Iris e o Ash, o Krokorok do Ash evoluiu para Krookodile! E foi interessante ver a animação da evolução devido aos óculos que, naturalmente, não fizeram parte da evolução. E, apesar de o Dragonite se mostrar feroz, o Ash consegue vencer! Mas é uma pena para a Iris, que entra quase em desespero para controlar o Pokémon. E, mais uma vez, o Ash vence graças a uma evolução a meio de uma batalha.
A final do torneio é entre o Ash e, claro, o Trip! Foi Pignite contra Serperior, mas o Trip consegue vencer o Ash. E assim é dada a oportunidade ao Trip de combater o "Sr. Alder".

No último episódio, "Adeus Taça Júnior, Olá Aventura!", o Trip combate o Alder! O treinador tem uma estratégia delineada para vencer o Campeão, mas este, com o seu "estilo destemido, agressivo e encorpado", rapidamente derrota o Trip. No entanto, após uma pequena conversa com o Alder, o Trip parece muito mais calmo e "feliz".
Com isto, cessa o torneio e os rivais despedem-se: e esta foi a última vez que vimos a Georgia e a Burgundy! Tenho muita pena, senti que tinham um grande potencial que, infelizmente, não foi aproveitado. Até era capaz de dizer que a Burgundy poderia aparecer agora em Kalos, dado ser uma região baseada na França, mas parece-se altamente improvável. Sem dúvida que a Georgia e a Burgundy foram das melhores coisas nos torneios todos.
Mas apareceu uma nova personagem. Quem? O Cameron! E com ele surge um novo dobrador na dobragem portuguesa do Pokémon: André Lourenço, que foi muito refrescante! Sinceramente, não conseguia prever quem iria dobrar o Cameron, por isso gostei mesmo muito de que fosse um dobrador novo, que, para já, fez um óptimo trabalho!
E o Cameron foi muito engraçado. Tentou usar um comando de televisão como Pokédex, queria participar (agora) na Taça Júnior e, mais tarde no episódio, queria ir para Johto para participar na Liga Unova e achava que apenas precisava de 7 crachás para entrar na Liga (sendo o último espaço para o crachá da liga...)!
Vimos, graças ao Cameron, que os prémios de participação na Taça Júnior são uns porta-chaves do Alder.
Mas a Georgia e a Burgundy não foram as únicas a ir embora. A Dawn também tem de ir para Johto, para participar na Taça Wallace (dando-nos direito a um flashback com o Wallace e o seu Milotic!). A Dawn falou depois, outra vez, nos Grandes Festivais, e houve um combate entre o Quilava e o Pikachu (e houve também música de Sinnoh!). O combate é interrompido pela Cynthia, e a Dawn vai apanhar um avião que vai para a Cidade do Espinho Negro em Johto. A Dawn promete que depois conta como correu a Taça Wallace (mas desta vez eu não caio nisto) e depois temos as despedidas. O Piplup e o Oshawott foram os mais tristes com as despedidas, e nada teve a ver com a Meloetta, mas sim um com o outro!
Mas não nos deixaram ficar tristes por muito tempo (o que acaba por ser muito complicado), porque reapareceu o Cameron, que se junta agora ao Ash e vão os quatro para Humilau, para o último combate de ginásio do distraído treinador.
Mas o episódio não foi só isto. A Team Rocket reaparece (com fatos de mergulho!) e descobrem a entrada do santuário que tanto procuraram. E o Dr. Zager continua atento à canção da Meloetta. Temo perante o que eles possam fazer! Aguardemos...

Boa semana! E esta será a última semana de episódios novos.

4 comentários:

  1. Pena já estar a acabar... e com esta temporada acaba a TR, que só regressa dps da liga... =\
    Espero que a próxima temporada não demore muito tempo, nem que venha só aos fins-de-semana... =P

    E claro, que venha o filme 15 ^^

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho, mas, antes de mais, deixa corrigir-te um erro ortográfico: «também em agrada muito.» = «também me agrada muito.» :)
    «e o Mamoswine permitiu-nos ver (ou rever?) o Pokédex da Georgia» - pelo que me lembre, acho que é a única vez (até agora) que aparece o Pokédex da Georgia. :\
    «e vimos que as duas já se conheciam, tendo sido muito interessante» - uma curiosidade: a Caitlin, nos videojogos, parece pela 1º vez no POKÉMON PLATINUM como uma das chefes do Castelo de Batalha (acho que é assim que se pode chamar em português), zona introduzida nesse videojogo POKÉMON e que também aparece nos POKÉMON HEARTGOLD e SOULSILVER, mas a mandriona manda batalhar o criado (lol!), só estreando-se a batalhar no POKÉMON BLACK e WHITE, desta vez como membro da «Elite Four»! :-P

    ResponderEliminar
  3. "No fim, a Dawn ganha." Não foi a Dawn que ganhou o combate mas sim a Iris ^^, trocaste os nome. Boa analise!

    Alex

    ResponderEliminar
  4. Fico contente por ter gostado do meu trabalho. Muito obrigado pela critica. :)
    Veremos o que nos aguarda na aventura do Cameron nos próximos episódios.

    ResponderEliminar