quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Twitter + Fim da Temporada 12 (Revisão) + Filme 12 + Boinas

Antes de mais, criei uma página no Twitter para acompanhar alguns artigos, este é o primeiro que precisa desse acompanhamento, isto tudo para o suporte em forma de vídeo. Podem aceder ao twitter aqui ou num link à direita. (este primeiro parágrafo foi escrito posteriormente ao resto do artigo, mas todas as referências a vídeos estão aqui, embora sejam directamente ao Dailymotion).

Bem, peço imensa desculpa por não ter escrito nada ultimamente, mas não tem estado fácil em termos de tempo para a Internet. E a verdade, também, é que estamos agora numa época calma, já que não há assim grandes notícias.

A temporada 12 já acabou (há muito, eu já devia ter escrito isto há mais tempo) e agora está em repetições. Vou tentar fazer uma pequena revisão da temporada "Combates Galácticos".

Começo pelos episódios em si. Tivemos o desenrolar e o concluir dos eventos da Team Galáctica, que teve uns episódios finais brilhantes, que envolveram também a suposta morte da Caçadora Jota. A suposta morte. Recordo-me de que quando vi a cena pela primeira vez eu achei que ela estava, definitivamente, morta. E quis que assim fosse, achei que se ela estivesse viva a cena não teria o mesmo impacto do que se ela estivesse morta. Mas depois de ter visto agora em português a cena, não sei, mas acho que abri a hipótese de que ela talvez tenha sobrevivido. De qualquer forma, isto foi feito para ficar em aberto, de certeza. Um pouco como a "suposta" morte do Giovanni no Heartgold/Soulsilver: o barulho tanto pode ser o suicídio do Giovanni, ao atirar-se para a água, como pode ser o barulho do rádio. Eu quero que seja barulho do rádio, já que, como não surpreende ninguém, eu quero mais Team Rocket nos jogos.

Houve também muitos outros episódios muito bons, não vou falar agora de tudo, mas tivemos muitos arcos, muitas competições, duas vitórias em ginásios, etc. É uma temporada muito boa, provavelmente a que dá mais nome ao Diamond & Pearl.

Há um episódio que provavelmente se tornou no meu preferido, que é o "Um Togepi a Caminho das Estrelas!". É daqueles episódios PERFEITOS, em tudo, mesmo. Ainda há pouco o estive a rever. É mesmo muito bom. Escrevi uma análise extensa deste episódio (a minha primeira análise extensa de um episódio dobrado na Cinemágica!), ela deve aparecer aqui daqui a uns dias. Eu não sei se gosto muito da própria análise, está tremendamente grande e provavelmente não aborda tudo (nem tal era possível, há TANTA coisa no episódio!), mas vou deixá-la ao vosso julgamento.

Já que falei na Cinemágica, falo agora da dobragem, e talvez fique por aqui em termos da revisão da temporada 12.

Nesta temporada os dobradores já estavam todos, claramente, muito mais dentro das personagens do que estavam na temporada 11. Os dobradores já "acertaram" quase sempre, o que é óptimo. Na temporada 11, apesar de tudo, ainda havia alguma "resistência". Por exemplo, os lemas da Team Rocket nos primeiros episódios estavam estranhos, provavelmente os dobradores não sabiam bem o que era aquilo e nem sempre "acertavam". Mas claro que isto foi no início, e houve muitos lemas bons, mas ainda houve melhores na temporada 12, em que regra geral os lemas estavam sempre como devem estar, com as interpretações no ponto, com a expressividade adequada, etc.

E depois há a evolução natural dos dobradores enquanto as suas personagens. O dobrador que teve mais evolução foi, sem dúvida, Pedro Mendonça - o James. Tudo bem que nós nos fomos habituando à nova voz, mas houve mesmo uma evolução tremenda na voz e na interpretação. Ouçamos o James no episódio da Togepi ou no episódio em que ele se disfarça de Professor Oak, naquela espécie de lema (há cenas disto na minha página do Dailymotion). Engraçado como eu agora gosto mesmo muito da voz do James, e é curioso como eu acho que ela é semelhante à voz do nosso primeiro James, o Peter Michael, talvez por serem ambos uns James mais novos (e talvez, por isso mais adequados - não que o James um pouco mais velho do Rui Quintas não se adequasse, já que o actor lhe dava o toque de gentleman).

Depois há a actriz que eu podia dizer que era a "grande revelação" na temporada 12. Mas deixo-o como um "eu podia" porque não o vou fazer, já que a actriz é experiente no ramo e por isso é normal que interprete as suas personagens bem. Mas lá que surpreendeu pela positiva, surpreendeu, e muito! Estou a falar de Joana Carvalho, a nossa GRANDE Dawn! Tudo bem que a Dawn já estava muito bem na temporada 11, mas agora está mesmo PERFEITA, eu já o tenho dito ao longo de outros artigos e volto a frisá-lo: gosto bastante da Dawn da Joana Carvalho, é muitíssimo expressiva e a voz é daquelas que se encaixa que nem uma luva. Estou ansioso que comece a temporada 13 para ver como teremos o Grande Festival e essas coisas com esta Dawn!

A Jessie também é uma personagem que sofreu alguma evolução, principalmente nos lemas: Raquel Rosmaninho dá à Jessie um tom óptimo nas falas "Trazendo caos a um ritmo assustador!" e "Se dermos outro nome à rosa o cheiro é igual!" (vejam o lema do penúltimo episódio da temporada, o do Altaria e do Gible, também está no Dailymotion e este até está no Youtube, na conta PTOldMan). Não são berros, não é nada com fúria - é uma interpretação suave, algo ameaçadora e confiante, mas com um toque de ironia. São aquelas pequenas "voltas" no "assustador" e no "igual" que, para mim, fazem toda a diferença! Depois há aqueles "No vento!", que quando com os olhos do Iwane ficam brutais. Também há uma coisa que eu adoro, que é como a Jessie diz "Com uma pá!" no lema do episódio "Nada Está Perdido!" ou como a Jessie diz "Vão ter de comer e calar!" no episódio "O Rei das Massas!", com aquela finalização que eu não devo conseguir descrever por palavras (não há nada como ouvir!), mas em que há uma espécie de "elasticidade" na voz, parece que a fala se "estica", não sei (eu disse que não conseguia descrever por palavras!). Está tudo em vídeo. Fora do lema a Jessie também está, por norma, bem. Talvez haja alturas em que a Jessie parece um pouco infantil demais, mas nos momentos "a sério" a Jessie está muito fixe, uma parte que eu espero sempre ver no episódio porque está sempre brutal (e já o estava desde muito cedo na temporada 11) é a parte da batalha, em que a parte em que a Jessie chama um Pokémon, seja ele o Seviper ou a Yanmega, e depois os ordena a fazer algum ataque ("Yanmega, usa Bomba Sónica!"), essa parte está sempre brutalíssima, Raquel Rosmaninho realmente faz com que a Jessie se mostre muito empolgada nas batalhas.

Depois o Ash e o Brock. O Ash teve nesta temporada imensos momentos ricos, sejam eles berros que saem perfeitos ou outras coisas, nesta temporada o Ash tinha uma voz mais "limpa" e, na minha opinião, melhor. Em termos de interpretação esta sempre foi boa. O Brock teve também alguma evolução, eu acho que Pedro Almendra teve muitos bons momentos enquanto Brock e a voz também encaixa que nem uma luva, eu já não consigo imaginar outra voz no Brock de Sinnoh.

Agora falta-me o Meowth, que provavelmente foi o sofreu menos evolução. Ora, mas isto não quer dizer que a voz seja pior que a das outras personagens, muito pelo contrário: como este Meowth esteve perfeito desde o episódio 1 da temporada 11 não há muito a evoluir. Já se sabe como eu gosto da voz do Mário Santos enquanto Meowth.

Outros actores estiveram na temporada 12 com bons trabalhos, tais como o Paulo Freixinho enquanto Looker, Marta Mota na globalidade das suas personagens, Zélia Santos principalmente enquanto Cara no Festival da Folha Verde, a voz do Khoury (que eu não sei quem é), Ângela Marques, etc.

Houve algumas mudanças de vozes. As vozes das personagens de Edgard Fernandes mudaram todas, e isto era inevitável, já que o actor não esteve na dobragem da temporada. Depois a voz da Professora Carolina mudou, passou a ser Zélia Santos enquanto na temporada 11 era Isabel Queirós. Esta mudança não teve assim muita razão de ser, e talvez se pudesse ter evitado. Tal como o Saturn, que sem razão aparente teve outra voz no episódio "Uma Corrente Vermelha de Eventos!". Houve uma mudança para melhor, que foi a da voz da Johanna, a mãe da Dawn, que passou da Isabel Queirós para Ângela Marques, que fez um trabalho estupendo.

A tradução estava também muito boa. Houve alguns momentos muito ricos, não só para o Pokémon como para as próprias traduções portuguesas, o que é óptimo. Gostei imenso que a Team Rocket tenha de novo o "Preparar para azar" como catchphrase (embora sob a forma "Preparem-se para o azar"). Há alguns vídeos disto. Depois havia algumas referências à vida real que eram de louvar, tais como críticas à sociedade (tal no primeiro episódio da batalha integral do Paul contra o Ash, que podem ver em vídeo) ou simplesmente referências a falas famosas (tal como quando o Barry diz "Porreiro, pá!" ao Ash, no último episódio).

E a canção de abertura era uma das melhores de sempre no Pokémon. No geral, esta foi uma temporada muito bem dobrada. Dizer que foi a melhor de todas até agora talvez ainda seja um pouco arriscado, mas a este ritmo as temporadas seguintes serão as melhores. Mas sem dúvida que esta já deve conseguir um lugar no pódio.

Também já vi o Filme 12, embora tenha sido há algum tempo e eu já não me lembre do que tenha a dizer. Recordo-me que a voz do Arceus era divinal, com toda a raiva possível de um Deus enfurecido. Recordo-me também que nas primeiras duas cenas ou assim da Jessie a voz estava estranha, parecia que a actriz tinha mordido a língua ou assim, os "s" estavam estranhos. Talvez tenha sido um erro técnico, até porque nas cenas seguintes a voz está normal. Mas este filme também estava muito bom, tal como as músicas deste.

Depois outra coisa, uma trivialidade. Ontem vi o "5 para a meia-noite", um programa da RTP2 ao estilo dos programas do Conan e assim. Eu vejo-o volta e meia, acompanhei as temporadas anteriores com mais afinco do que estou a acompanhar esta, mas ontem deparei-me com algo engraçado. Ontem foi o dia do Boinas apresentar, o Luís Filipe Borges. E apareceu uma rubrica que eu nunca tinha visto, que era em forma de animação. E não é que a banda sonora era composta por alguns temas de jogos? E que músicas é que me saltaram ao ouvido? Músicas do Pokémon! Para aí do Blue e do Red, eram músicas dos primeiros jogos! Achei engraçado.

7 comentários:

  1. Por acaso ontem à noite mudei para a RTP2 mesmo quando estava a dar essa animação. Como também não tenho acompanhado esta temporada, não sei se esta rubrica é recorrente ou se foi só ontem. Só vendo para a semana para descobrir. Estive atento à música por isso nem percebi sobre o que era... Ouvi música de Pokémon e Zelda e efeitos do Mario e do Sonic. Pareciam gravadas e não direct feed.

    Quanto à 12ª temporada, não tenho mais nada a dizer. Tu disseste tudo. xD

    ResponderEliminar
  2. ando á procura a partir do meu blog episódios do Pokémon 4ª (Campeões da Liga Johto) e 5ª Temporada (Master Quest) quando deu na SIC, quem tiver episódios é favor de enviar os episódios para o blog http://episdiospokemonptpt.blogspot.com/
    é este o blog, para enviar para o email do blog episodiospokemonptpt@hotmail.com , obrigado.

    ResponderEliminar
  3. ptoldman, nessa rubrica eles metem sempre sons do Pokemon B/R/Y. :D

    ResponderEliminar
  4. Concordo que as vozes estabilizam nesta temporada. Parecem todos terem entrado por completo nos seus papéis, e obviamente que já estamos todos muito habituados a estas vozes. Foi só pena terem sido alteradas algumas vozes de personagens menores/importantes, mas isso é não é um grande problema, pelo menos temos finalmente as personagens principais sem mudarem de papel durante 2 temporadas inteiras, seguidamente!

    Para além de que nos livrámos definitivamente de vozes irritantes/demasiado repetitivas que existiam na dobragem pré-TPCi. Agora temos um elenco bastante largo de vozes diferentes, que ajudam a trazer grande qualidade à dobragem. Acabaram os dias de todas as personagens menos importantes terem vozes dos dobradores das principais (se bem que quando isso acontecia, Bárbara Lourenço, Raquel Ferreira, Sandra de Castro, Luís Barros e muitos outros, geralmente faziam-no bem! Mas as limitações às vezes saiam ao de cima).

    Achei engraçado como o Sérgio Figueiredo usa o TR como forma de crítica social e fazer referências ao mundo real xD Tenho a certeza que simplesmente gosta de escrever o diálogo deles. E a ideia de inserir variações de lemas onde não existiam é que não é nada má.

    Sem falar de que os filmes estão novamente a ser dobrados. Só gostava é que traduzissem mesmo os títulos dos filmes graficamente no ecrã, usando o mesmo tipo de letra que a TPCi para eles.

    Enfim, após 11 anos, a dobragem portuguesa finalmente ganha a estabilidade e altíssima qualidade que a série merecia (não quero dizer com isto que a dobragem anterior era má, pelo contrário!). Não podia estar em melhores mãos, e com isso, um grande obrigado ao Panda Biggs, Sérgio Figueiredo, Raquel Rosmaninho e todo o resto de elenco que fez um magnífico trabalho!

    Só uma última coisa, PTOldMan: há alguma novidade acerca dos DVDs da série? :P

    ResponderEliminar
  5. "um grande obrigado ao Panda Biggs, Sérgio Figueiredo, Raquel Rosmaninho"

    Esqueci-me de dar os parabéns à Isabel Queirós, que é directora da dobragem! Como me pude ter esquecido!

    ResponderEliminar
  6. Não te esqueças de agradecer a Catarina Pereira por cantar o opening!

    ResponderEliminar
  7. Ivan, esqueci-me de falar disso, realmente podia-se melhorar a dobragem se se voltasse a escrever os títulos da série e dos filmes em português, não sei por que é que houve um recuo nesse aspecto. De qualquer forma, isso não é culpa da Cinemágica, é culpa de quem faz a mistura, no estúdio de Espanha.

    Uma coisa, a directora de dobragem (a par de Raquel Rosmaninho) é Zélia Santos, não Isabel Queirós :P Mas também a actriz está de parabéns, aliás, estão todos de parabéns, Catarina Pereira, João Guimarães, Amélia Almeida, Pedro Manana, etc, etc, etc.

    ResponderEliminar