sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Fim do Grande Festival

Hoje deu o episódio que põe um fim às competições Pokémon em Sinnoh (e talvez no Mundo Pokémon, embora isso seja menos provável) - "A Grande Final do Grande Festival!".

Acho este um grande episódio, e não podia haver melhor fim para as Competições. A animação estava de louvar e, se esta não estivesse tão boa, duvido muito que esta continuasse a ser uma batalha tão boa como foi.

A batalha estava muito bem conseguida, gostei de ver a Togekiss e o Gallade, dois Pokémon novos em Competições. Houve muitas combinações interessantes, sendo a parte em que o Glameow "agarra" o Remoinho do Piplup a mais estranha. Mas, tirando isto que provavelmente é uma ofensa a todas as leis da Física, o combate estava bastante apelativo. A Dawn devia ter sido a vencedora, achei a parte da Togekiss e do Piplup com aquela espécie de aura vermelha merecedora de mais pontos que aquela espécie de cruz de Cristo da Zoey. Mas o júri lá sabe.

Mais uma vez os escritores foram cruéis para uma pessoa: a Ursula. Ela só apareceu nalgumas cenas a ver o combate com uma cara meia de deprimida. E no fim o Nando foi dar uma palavra à Zoey e à Dawn, mas a Ursula nem apareceu. Acho que a Ursula devia ter ido em vez do Nando, visto que o Nando voltará a aparecer na Liga Sinnoh, mas o mesmo não se passará com a Ursula, que até hoje continua na sombra.

A cena da Jessie a dizer "adeus" às competições foi a cena que mais me marcou quando vi o episódio na versão japonesa. Apesar de não perceber nada do que ela dizia, percebi perfeitamente o significado do "Pikachu, Getto daze!" com o vestido da Jessilina a ir pelos ares! Na altura eu fiquei "Yeah, acabaram-se os concursos, agora é só Team Rocket, aquela máquina!" mas, olhando para o rumo da Team Rocket em Unova, gostava que as competições voltassem para que a Team Rocket tivesse mais protagonismo: afinal, nunca tiveram tanto como nesta altura.

E a canção "The Ultimate Challenge" foi dobrada! Temos mais uma canção cantada pela Catarina Pereira, que está EXCELENTE! Ouve-se muito pouco, é certo (ouvir-se-á melhor a canção num episódio mais à frente), mas vê-se que está brutal! A meu ver, mil vezes melhor que a versão inglesa, apesar de essa ser a versão original.
A canção já está online, no Dailymotion, assim como o fim do combate.

Isabel Queirós esteve excelente em todo o combate, nesta temporada a actriz já brilhou no episódio da Salvia e brilhou também neste. Gostava de ver mais da dobradora no Pokémon, para além das ocasionais personagens de um episódio.

Reparem também como Joana Carvalho interpreta excelentemente bem a parte do fim do combate. Vê-se claramente que é uma grande actriz, acredito que participe em teatros mais "sérios" pois realmente a interpretação da Dawn está bastante realista e boa. A Dawn fala com alguma tristeza mas ao mesmo tempo mantendo a postura quando dá os parabéns à Zoey. E depois a parte em que ela diz "Mas... Eu estou bem!" está excelente! E nem falo da parte em que ela se encontra com a Johanna (isto está tudo online)! Brilhante.
Nós temos e já tivemos actores excelentes no Pokémon, sejam de Lisboa ou do Porto (Helena Montez, Peter Michael, Maria João Luís, Paulo Freixinho, Isabel Ribas, etc), mas acho que Joana Carvalho é sem dúvida uma das actrizes que está no pódio, não sei de outro dobrador que alguma vez tenha sido assim. Claro que a Dawn também é uma personagem bastante única, mas isto não retira mérito à actriz e à direcção de dobragem.

Espero que em Unova a actriz continue na dobragem e que tenha personagens fixes. Acho que pode fazer de Bianca, seria adequado.

Agora o próximo passo é a Poké-Liga!

9 comentários:

  1. Oh well... Ainda não tive hipótese de ver nenhum episódio desta temporada em Português (Shame on me), mas vi o vídeo que meteste no Dailymotion do episódio de hoje... Em japonês essa é das minhas cenas favoritas de toda a série... Não consigo sentir o mesmo com as versões americana e portuguesa, o que é uma pena. É incrível o valor da música que os japoneses usaram, sem ela a cena nem parece a mesma.
    Para os que só acompanham a versão portuguesa, bem vindos aos episódios mais épicos da saga de Sinnoh... Eu pelo menos vou fazer o máximo para conseguir ver os episódios da Liga.

    ResponderEliminar
  2. É claro que a Dawn não podia ganhar. Se isso acontecesse, ela cumpria o seu objectivo e a sua existÊncia na série deixava de fazer sentido. O Ash também nunca ganhou uma Liga de uma região (sem ser das ilhas Laranja, que não contam) porque se o fizesse deixava de ter um objectivo.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo assim, eu queria que a Dawn fosse vencedora. A verdade é que ela não continua na série como personagem principal, por isso, quer ela ganhasse, quer não, a sua existência deixaria de ter sentido à mesma.
    Não vou dizer que a vitória da Zoey é um erro por parte dos escritores, nem vou dizer que é incoerente, nada disso, muito pelo contrário. O episódio estava muito bem feito e a vitória foi justíssima. Mas, em termos de preferências, preferia que fosse a Dawn a ganhar. E se ela ganhasse isso não iria significar que ela ficava sem objectivo, sempre podia virar-se para aquilo da Colecção Coração.

    E o Ash pode ganhar a Poké-Liga à vontade, já que isso ganhar a Poké-Liga não é sinónimo de ser um Mestre Pokémon. Ele ao ganhar a Poké-Liga fica UM PASSO mais perto de ser um Mestre, ele ainda terá de derrotar os Elite 4 e o Campeão da Região - a Liga dos Campeões, creio eu.

    ResponderEliminar
  4. Este Grande Festival arrasa os outros dois da May.

    ResponderEliminar
  5. Se ao ser campeão da liga de uma região fica-se logo mestre Pokemon, então haveriam milhares de mestres pokemon, o facto de os escritores não deixarem o Ash crescer, ganhar uma liga e voltar a ser noob no inicio de cada geração é uma estupidez...

    Alex

    ResponderEliminar
  6. Alex, permita-me só corrigir um erro seu, muito comum entre os mais novos. Troque o "haveriam" por "haveria". "Haveriam" não existe neste contexto.

    ResponderEliminar
  7. Ok, obrigado pela correcção.

    ResponderEliminar
  8. Todos os episódios do granfe festival foram magníficos a meu ver. Todas as exibições dos pokémon foram brilhantes e majestosas. Lindas imagens e interpretações sem dúvida. A Dawn e a Jessie estiveram fantásticas... Parabéns aos nossos queridos dobradores e directores, à cantora e ao tradutor.
    A.

    ResponderEliminar
  9. A Joana podia fazer a Iris já que ela fez um grande trabalho como Raven(That's so Raven) e Penny Proud (Orgulho de familia).
    Eu vi o episodio em japones mas gostava de o ver dobrado (Tenho a MEO infelizmente) Disseste que está online? Where? XD

    ResponderEliminar