sábado, 14 de janeiro de 2012

Vencedores da Liga Sinnoh: Atrás do Oitavo Crachá e a Caminho do Grande Festival!

Boa noite!

Peço desculpa pelo artigo tardio, mas estas semanas têm sido muito atribuladas. Já agora, façamos de conta que ainda é Sexta-feira 13 - Preparar para azar! Eu estive preparado o dia todo, a dobrar!

Vamos lá aos títulos!

DP165: "O Flint Dá-lhe Gás!"
DP166: "A Torre Roubada Da Costa Do Sol!"
DP167: "As Lições Da Professora-Aluna!"
DP168: "Em Grande Forma!"
DP169: "Ranger Pokémon - O Resgate do Heatran!" (este episódio passou antes que o DP168)
DP170: "Um Disfarce De Elite!"
DP171: "Dona Dawn de Sinnoh"
DP172: "Naturalmente Graciosa!"

Há muito a dizer sobre cada episódio, com toda a certeza eu vou-me esquecer de muita coisa. Mas vou tentar. Afinal, aquilo de que eu me lembrar será o que realmente marcou!

O episódio "O Flint Dá-lhe Gás!" é sem dúvida um dos meus preferidos destes episódios todos. Este episódio começa logo com uma banda sonora excelente, com uma nova cidade e um novo ginásio, em que parece que vai tudo correr, até a Team Rocket aparece com os olhos do Wobbuffet a dizer "Preparar para azar!"! Apareceu o Flint, cujo dobrador é Edgard Fernandes (esteve no Pokémon na temporada 11 e agora regressou), que fez um excelente trabalho; apareceu o Volkner, com a voz de Ivo Bastos, que conseguiu dar a expressividade ideal à personagem (embora tenha feito um Volkner criança muito... adulto) e apareceu ainda aquele homem do bar, com A VOZ do episódio. Não sei quem é o dobrador, acho que é Rodrigo Santos, mas pela primeira vez o dobrador teve um episódio em que pôde falar por muito tempo, enquanto contava a história do cidade e do Volkner e... Bem! Mas que voz potente! Nunca me tinha apercebido verdadeiramente do quão brutal é a voz! Parece a voz daquele locutor muito famoso dos trailers do filmes, muitíssimo profunda! Adorei.

Depois o "A Torre Roubada Da Costa Do Sol!" pareceu-me uma tentativa (falhada) de imitar o episódio "Um Togepi a Caminho das Estrelas!". Claro, há imensas diferenças. Mas a ideia do foguetão está lá, e há cenas muito parecidas, embora com uma animação muito inferior. Houve uma variação do lema e a Team Rocket cantou "Indo eu, indo eu!", numa referência à famosa canção popular "Indo eu (a caminho de Viseu)". Gostei muito, embora o episódio não seja nada de especial. Mas ganha pela evolução do Grotle, que agora é um Torterra!

No episódio "As Lições Da Professora-Aluna!" temos um grande evento, embora seja ao mesmo tempo um pouco chato. A Jessie ganhou a sua quarta faixa! Mas o verso da moeda é o facto de nós não termos podido - verdadeiramente - ver alguma coisa da competição. Vimos um pouco do Seviper no princípio... E foi isso!
Uma coisa curiosa que me aconteceu quando vi o episódio na sexta passada é que eu fiquei surpreso pois eu nunca vira a segunda cena da competição, em que a Jessie está toda empolgada (com chamas!) a dizer que a faixa vai ser minha!

O "Ranger Pokémon - O Resgate Do Heatran!" é, infelizmente, um episódio "esquecível". Não tenho nada a dizer, a sério, não me lembro de nada. É um episódio que tinha muito potencial mas que não foi nada de especial. Lembro-me agora que no lema houve umas novas animações para incluir o Meowth com o calçado de madeira, mas não houve nada de marcante. O Ben tinha, creio eu, a voz do Pedro Manana e acho que estava tudo bem.

Já o "Em Grande Forma!" foi ligeiramente melhor, Isabel Queirós deu voz à Marley e gostei muito da expressividade (ou falta dela, que neste caso era o que se pretendia!) da actriz. Neste episódio houve muita Team Rocket e houve um "Preparar para azar!" que eu achei muito bem interpretado, mesmo como se pretende! Houve também um inesperado "Azar a dobrar" no final, dito pela Jessie.
Achei graça aos robôs da Team Rocket, e foi bom ver uns Shaymin.

O episódio "Um Disfarce De Elite!" foi a estreia da Bertha dos Elite 4! Era Zélia Santos a dar voz à personagem e achei que estava tudo bem.
Este episódio tem a famosa cena da tranformação à lá Power Rangers do Seviper e do Carnivine, um momento que me deixou boquiaberto quando vi pela primeira vez em japonês! Houve uma coisa que me chateou neste episódio, não sei se isto tem a ver com quem faz a mistura dos episódios ou com os próprios dobradores que não estão à distância correcta do microfone, mas principalmente na fala da Jessie exactamente antes da transformação não se conseguia ouvir muito bem a Jessie, parecia que ela tinha um papel à frente da boca a falar ou assim. O que foi uma pena.
Achei graça à "famosa garantia de não reembolso" do Centro de Dia da Team Rocket, este tipo de expressões que não aparecem na versão inglesa fazem toda a diferença!

O "Dona Dawn de Sinnoh!" teve uma grande surpresa. Eu estava à espera que fosse Joana Carvalho a dar voz à Princesa Salvia, apesar de na versão inglesa não ser a dobradora da Dawn a dar voz à princesa, mas não foi. Foi Isabel Queirós. Isto foi engraçado pois, como se devem lembrar, a voz de Isabel Queirós foi uma das que se ouviu na temporada 10 a sair da boca da Dawn nas cenas corrigidas. Ou seja, este episódio deu mais ou menos para ver como seria a Dawn da Isabel Queirós!
Enquanto Dawn, Joana Carvalho foi sem dúvida a voz mais acertada, mas sem dúvida que tivemos uma grande interpretação por parte de Isabel Queirós, fiquei com vontade de ouvir mais. Quem sabe, é possível que seja Isabel Queirós a voz da Iris na temporada 14! Não me parece que seja Joana Carvalho, não iam repetir, deve ser a Isabel Queirós, a Marta Mota ou a Rute Pimenta, parecem-me os nomes mais prováveis para a Iris.
Voltando ao episódio, houve uma coisa PÉSSIMA! Logo no início do episódio o som ficou descoordenado com as imagens e ficou assim até ao fim! Que raiva, é que estragou logo um grande episódio. Ainda o passo para o PC um dia destes e ponho os tempos bem para ver o episódio "em condições".
É um episódio excelente, em que a Jessie ganha a sua última faixa :D :D :D
As vozes estavam bem, gostei particularmente do James e da Dawn.

Hoje, o episódio "Naturalmente Graciosa!" foi mais ou menos o seguimento do episódio anterior. Teve combates muito interessantes, acho que nunca vi um combate tão renhido com a Team Rocket.
Hoje, sexta-feira 13, dia do azar, tivemos um grande azar. Mas foi bom! No lema, logo na primeira frase, em resposta ao Ash, a Jessie diz "De que se devem Preparar para azar!"!!! Já ouvimos o 'Preparar para azar!' antes, mas ouvi-lo assim num lema tem uma carga nostálgica indescritível! Adorei. E a interpretação estava exímia, com uma pausa antes do "Preparar" para dar mais força à expressão!
Neste episódio tivemos interpretações de topo, nomeadamente as interpretações das coordenadoras que estavam a combater: a Jessie e a Dawn. A sério, durante o combate quase todas as falas estão em concordância com a animação, alterando a expressividade consoante os momentos e estando muito expressivas - como eu gosto!
Fez-me confusão, no entanto, no início deste episódio e também no outro o facto de a dobradora da Jessie não estar a projectar a voz como consegue projectar: mais. No princípio deste episódio a voz não trazia tanta confiança como teria se a voz estivesse mais "sólida". Mas mais para a frente, a partir do lema e durante as batalhas, a voz já estava bem projectada, por isso não me vou preocupar.
Já agora, outra sugestão: a voz do Ash está perfeita, muito boa, mesmo. Mas há uma coisa que me chateia. Nas partes do "Escolho-te a ti!" o Ash tem dito algo do género "Escolho-ta-ti" ao invés do "Escolho-tia-ti". Talvez isto seja picuinhísse minha, não sei como é que vocês o pronunciam, mas acho que talvez ficasse melhor o "Escolho-tia-ti".

Mas está tudo bem com os episódios, estes pormenores que eu aponto não estão a causar sarilhos nos episódios em global, a dobragem tem estado exemplar e agora é continuar. Para a semana temos o Grande Festival! Eu também estou a preparar uma surpresa para vocês, por isso estejam atentos...

10 comentários:

  1. Só vi dois episódios esta semana e hoje não vou poder ver a repetição :S

    Vi o de ontem, sexta-feira, mas que episódio para encher chouriço. Chegam a um descampado, aparece a TR para combater, combatem e acabou o episódio. Bahh...

    ResponderEliminar
  2. ola sou novo por aqui e gostava de saber se há algum site onde possa assistir pokemon PT-PT Online.Já agora bom trabalho PTOldman continua assim. Ass: FlávioF

    ResponderEliminar
  3. Spirit, encher chouriço? Argh... são essas coisas que me chateiam de ti. Esse episódio nem "filler" foi. Foi o princípio crucial para o papel da Togekiss e o enredo que vai criar em volta da Dawn. E falas-me em encher chouriço, enfim.

    ResponderEliminar
  4. 1 ou 2 episodios de "encher o chouriço" não faz mal a ninguém, mas se forem muitos como ja vai desde a tempoarada 10 ja faz a sua diferença... como se vai notar na Sinnoh League, não quero adiantar coisas pois deve haver gente que acompanha só por Portugal mas quando chegar a altura digo o que penso.Para quem ja viu pelo japones ou americano lembram-se do Takuto nada da história dele como apanhou os pokemons que tem, nada, simplesmente apareceu só mesmo para o ash não conseguir o que queria... Com isto queria dizer que ás vezes mais valia tirar alguns episodios e colocar episodios que realmente interessam.

    Alex

    ResponderEliminar
  5. Comecem a colocar os nomes nos comentários anónimos, senão não sabemos quem é. Mas palpita-me que o primeiro anónimo é o Ivan, certo?

    ResponderEliminar
  6. O quê? Mas eu nunca posto comentários como anónimo, LOL.

    ResponderEliminar
  7. Então quem é aquele anónimo?

    ResponderEliminar
  8. Sei lá! *Encolhe os ombros*

    Não sei porque pensaste que fui eu. Eu já sei onde está o site do Portuga.
    O 1º anónimo (considerando que são diferentes) diz "FlávioF" ao assinar, o 2º (também considerando que é diferente) escreve de uma maneira diferente da minha.

    ResponderEliminar
  9. Eu só escrevi 1 comentário, que foi o meu primeiro, peço desculpa se me confundiram com outra pessoa. ASS:FlávioF

    ResponderEliminar
  10. Também não achei este episódio dispensável, é verdade que houve história com a Togekiss, mas concordo que teve partes um pouco mortas. Acho que o episódio só começou verdadeiramente a ser interessante (e interessantíssimo!) quando entrou a Team Rocket. E aquela grande batalha é que torna este episódio, a meu ver, muito bom.

    ResponderEliminar