quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Destinos Rivais: Os Ladrões de Folhas, a Investida Arcaica da Team Rocket, a Maldição dos Tipos-Fogo, o Gélido Brycen e - ufa! - um Choque de Peritagem!

Boa noite a todos!

Venho fazer os meus habituais artigos acerca dos episódios de Destinos Rivais que têm estreado, mas hoje, já que estou um pouco mais liberto a nível de tempo, vou tentar falar-vos dos SETE episódios que já tenho "em atraso". Ainda são muitos episódios (e houve bastante conteúdo), mas vou fazer um esforço para não tornar o artigo muito pesado.

Começo pelo episódio "Enfrentando os Ladrões de Folhas!", que se passa à volta de um bando de Durant que estão a recolher folhas e, acidentalmente, raptam o Axew da Iris. O foco do episódio teve de ser a evolução do Swadloon para Leavanny, seguida de uma boa banda sonora. Os momentos mais engraçados foram sem dúvida aqueles relacionados com os fatos de folhas que a Leavanny fez a praticamente todos, não só por causa do fato em si (tendo especial destaque o do Axew, "à super-herói"), mas também por causa das reacções dos outros Pokémon aos fatos dos outros. Tivemos um flashback do Burgh, o que é sempre uma mais-valia, e quando os nossos heróis foram em busca do Axew a Leavanny, de modo a que depois pudessem encontrar a saída de volta da caverna onde se estavam a meter, usou a estratégia usada por Teseu quando foi ao encontro do Minotauro. No combate contra os Durant (que foi bastante interessante, note-se), é de louvar o pormenor de, perante um "Atracção", só alguns dos Durant presentes terem ficado afectado, evidenciando a esperada existência de Durant de ambos os sexos.

Depois de enfrentarem uns banais ladrões de folhas, os nossos heróis tiveram de enfrentar um grupo de malfeitores bem mais ameaçador e aterrador... A malévola Team Rocket! Nestes dois episódios, a Team Rocket tenta recrutar um exército de Pokémon extintos para dominarem Unova! Será que conseguiram? Bem... Desta vez não foi possível, mas tenho fé que um dia consigam ter êxito...

Os dois episódios em si estão bons. Naturalmente que podem ser criticáveis pelo facto de não haver qualquer avanço significativo no enredo global da série (penso que o mais relevante seja apenas que este foi o primeiro encontro cara-a-cara entre o Ash e o Dr. Zager e que o Yamask do James começou a usar a técnica Fogo Fátuo) e, como sempre, pela forma como acabam. Tanto este especial como os outros que já tivemos com a Team Rocket acaba com uma simples retirada deles sem qualquer género de vitória. Compreendo, é certo, porque é que os escritores o fazem - não vão simplesmente pôr um exército de Carracosta a dominarem Unova -, mas sempre podiam dar uma conclusão mais interessante aos episódios.

Gostei muito do início do primeiro episódio, com a Jessie, o James e o Meowth nos esgotos a discutirem com o Dr. Zager os planos e, embora esta não seja a primeira vez que os vemos nos esgotos, desta vez lembrei-me das Novas Tartarugas Ninja, principalmente por termos na Team Rocket um antigo membro das tartarugas: Pedro Mendonça, que fazia de Michelangelo.

A nível de dobragem, estes dois episódios foram muito bons. Para começar temos uma voz muito nostálgica de Ângela Marques enquanto Tierra, não só enquanto adulta como enquanto criança. Edgard Fernandes também esteve muito bem enquanto Ferris, mas o destaque vai para um membro da Team Rocket: Ao longo do especial fomos tendo vários momentos com o brilhante Dr. Zager, que, através dos seus vários solilóquios e explicações, pôde destacar-se dos outros. Nestes episódios ele teve risos maléficos, enraiveceu-se, cometeu o terrível erro de explicar o plano ao protagonista... E isto tudo com o seu arrepiante sotaque alemão e a sua implacabilidade característica. Muitas palmas para Ivo Romeu Bastos. E a interpretação brilhante foi uma constante ao longo dos dois episódios.
Tivemos também o último lema de Unova da Team Rocket. Não foi particularmente empolgante, mas não foi mau. Tenho pena de que já tenham acabado todos os lemas de Unova e que não tenha havido nenhum que me tenha feito dizer "Este sim! Este está muito bom, tal como eu espero deles!".

Houve um erro grave. Um dos mineiros diz "não hajam dúvidas que isto é um fóssil" em vez de "haja", o que me surpreendeu, pois não me recordo de até hoje ter reparado nalgum erro de português deste nível.

O resto do especial passou-se entre a Montanha Retorcida, o espaço envolvente e o passado. Os combates contra a Team Rocket foram muito interessantes, e tivemos até, vinda do Meowth, a fala "Preparar para azar!", o que nunca foi razão de queixa para mim - muitíssimo pelo contrário! Os "adereços" que a Team Rocket usou ao longo do episódio (a mochila-de-voo e o "scouter" no olho) são sem dúvida algo de que eu nunca me esquecerei e todas as falas engraçadas ficarão na minha memória, tal como o "Poder Antigo da amizade" para acabar com os antagonistas.

De seguida, o Ash conheceu o primeiro treinador do Tepig, um rapaz que sofre de insónias chamado Shamus e que foi dobrado pelo Mário Santos.
Foi um episódio um pouco triste, mas que nos fez a todos ganhar mais admiração pela Snivy, que se mostrou valente contra os "guerreiros do fogo" Emboar e a Heatmor. No fim o Tepig evolui para Pignite, aprende o Penhor de Fogo e escolhe o Ash sobre o Shamus, que o convida para voltar à sua equipa.
Na minha opinião, até hoje nunca houve treinador tão odiável como este Shamus, a fazer com o Tepig chorasse, chorasse e chorasse à sua frente. E não esquecemos o que ele fez ao Tepig para ele o deixar e o que supomos que fez a muitos outros Pokémon. Desprezível.
O momento do Cilan foi uma "hora do julgamento!", na qual o Shamus era o arguido, o Ash o procurador, o Tepig uma testemunha, a Iris um membro enfurecido do público e o Cilan o juiz. Muito boa, esta cena.

No episódio seguinte, a caminho da Cidade de Icirrus, os nossos heróis encontram-se com o Brycen, dobrado pelo Luís Araújo.
O Brycen é uma estrela de cinema (e mais tarde conta que também é o líder de ginásio de Icirrus) que já protagonizou vários filmes lapidares na indústria cinematográfica do Pokémon. Filmes como "O Voo do Beartic" e "A Fúria do Gelo" (referências a "O Voo do Dragão" ("The Way of the Dragon") e a "A Fúria do Dragão" ("Fist of Fury"), tudo com o Bruce Lee) fizeram muito sucesso, mas foi o filme "Operação Beartic" (que é referência a "Enter the Dragon", também com o Bruce Lee) que levou o Cilan 25 vezes às salas de cinema. O entusiasmo do Cilan foi notável ("Mas éééééés!!!").
O Ash treina o seu Krokorok a par do Brycen, e tivemos muitos momento peculiares, tal como o Ash já nos habituou nos seus treinos. Apareceu também um Volcarona, e tivemos uma exibição dos dois sexos dos Jellicent por parte de um caçador. Felizmente, o Brycen não permitiu que este caçador profanasse a montanha e tudo acabou bem... E qual o seguimento deste episódio? O combate de ginásio!

O combate de ginásio contra o Brycen teve a particularidade de ser o primeiro do Scraggy do Ash. Face aos últimos dois combates de ginásio que tivemos, achei este combate um pouco inferior, mas nem por isso chegou ao nível do combate contra a Elesa.
A Iris continuou coerente ao nível do seu medo do gelo, mostrando-se agasalhada enquanto assistia ao combate.
O combate, esse, teve um Vanillish versátil, um ofensivo Cryogonal e o já conhecido Beartic. O Krokorok do Ash teve o azar de ter várias partes do seu corpo congeladas no decorrer do combate, mas isso não impediu o Ash de conquistar o seu sétimo ginásio de Unova, estando um passo mais perto da Poké-Liga.

No fim do último episódio, o Ash começou a ir a caminho de Opelucid para o seu último crachá, mas no episódio seguinte temos uma desilusão... O ginásio está fechado! Então aconselham o Ash a ir para a Cidade de Virbank, que lá há um ginásio. Mas pronto.
Neste episódio o Cilan (com os amigos atrás) é recrutado por um cavalheiro para ajudar a sua filha Marigold (dobrada pela Marta Mota e com um design refrescante). Mas não vai ser o único Perito em cena. Ricard Nouveau, um outro perito de Classe A, dobrado pelo Edgard Fernandes, também se julga competente para avaliar e escolher um Pokémon indicado para a jovem rapariga. Até aqui tudo bem. E correria tudo na perfeição se as opiniões dos dois não entrassem em confronto directo. E não só. A Burgundy também está por perto, e julga-se mais competente que os dois.
A Hora da Avaliação do Ricard Nouveau foi muito singular, assim como todos os "tiques" e "maneirismos" desta personagem. A Burgundy também decide mascarar-se de Fauxgundy, mas não pega, e, mesmo depois de ficar num arbusto a assistir a tudo, acaba por descolar involuntariamente. Um grande aplauso para a fala do Ash "podia jurar que já ouvi aquilo..." perante o som da Burgundy a descolar como a Team Rocket já não descola há muito.

A forma que o cavalheiro arranjou para os dois peritos chegarem a um acordo foi pô-los a combater, e iria aceitar a sugestão de quem ganhasse. No fim ganha o Cilan e o Pokémon escolhido é um adorável Foongus, com o qual a Marigold já tinha convivido! E a escolha foi toda feita à base dos aromas inconfundíveis que o Cilan tentou descortinar a todo o custo. Grande perito! Refira-se também que o Ricard Nouveau tinha um Purrloin, tendo o Cilan reforçado o seu temor pela espécie.

Bom, por hoje chega desta maratona de críticas, amanhã temos mais um episódio e agora até perto dos 20s de Novembro devemos ter episódios novos. Aproveitem! Bom resto de semana.

6 comentários:

  1. Estão aqui os vários pormenores dos últimos episódios :)
    Continua com o teu trabalho ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a cena da burgundy a descolar e a fala do Ash. É bom que as descolagens da team rocket não sejam esquecidas.

    ResponderEliminar
  3. Senão me engano a Roxie também é dobrada pela Marta Mota, acho que fez um bom trabalho, embora usem muito esta dobradora para várias personagens... xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a Marta Mota, é a Isabel Nunes, mas sim, é um registo que já ouvimos muito :/

      Eliminar
    2. pensava mesmo que se tratava de Marta Mota... xD
      mas como não sou mt bom para vozes... mas realmente o registo em si está um pouco "gasto"

      Eliminar