sábado, 19 de maio de 2012

Antestreia Pokémon: Preto e Branco - Vozes do Ash, da Jessie, do Meowth e... :( do James

Os dobradores destas personagens principais mantém-se... Felizmente para a Jessie, para o Ash e para o Meowth e infelizmente para o James.

Ora, a voz do Meowth continua na mesma, e ainda bem, não se mexe no que já está perfeito. A minha fala preferida foi aquela em que ele se pergunta a si mesmo o que é que está a fazer em Unova, visto ser um Pokémon nativo de Kanto, aí Mário Santos teve muita graça.

O Ash estava muitíssimo bem, senti que a voz estava ligeiramente mais de rapaz (adequa-se à animação, visto que o Ash até parece mais novo) e houve interpretações muito boas, principalmente na cena em que o Ash está a tentar apanhar o Pidove. Gostei bastante, bravo!

A Jessie foi uma surpresa muito agradável, a voz estava ligeiramente mais grave e Raquel Rosmaninho deu falas mais sérias à Jessie, assim como nos deu uma Jessie algo sofisticada - algo que eu louvo e aplaudo veementemente! Adorei a cena da batalha do Woobat contra os Totós, principalmente aí viu-se uma Jessie muito fixe e cheia de garra, notei uma grande evolução desde a temporada anterior.
Na maior parte das cenas, a dobradora estava mesmo 100% Jessie, tal como eu imagino um Jessie portuguesa. Fiquei contentíssimo por ouvir a Joana Carvalho na dobragem, mas acho que as falas da Jessie conseguiram ser as falas que me chamaram mais a atenção e que me deixaram mais satisfeito.
Se houver ainda mais esforço e evolução acho que a Raquel Rosmaninho consegue ser, facilmente, a estrela de Unova (tal como a Joana Carvalho foi a estrela de Sinnoh).

Agora o James... Ai, o James. Até me dói falar do James. A voz estava mesmo muito má. Assim que ele abriu a boca para guinchar (agora de uma maneira ainda mais estranha) até me deu um aperto. Senti que o tinham assassinado. Não percebo isto, não percebo mesmo. Reconheço que há muitas coisas que condicionam o facto de uma dobragem estar boa ou má (o tempo, a disposição dos dobradores, etc), mas a voz estava horrível, impossível de se ouvir.

Eu gostava que a equipa da Cinemágica pensasse que é o nome deles que está em jogo. Para eles também há ordenados e assim, mas, cá para fora, o que sai é o trabalho realizado, esteja ele bom ou mau. E, neste momento, o que está a acontecer é o seguinte: há aqui uma grande falha por parte de todos os que estão envolvidos na dobragem do James, sendo aqueles que aceitam que isto passe para fora também responsáveis. Esta falha parece-me óbvia e tem, obrigatoriamente, de ser trabalhada! Este James será associado para sempre à direcção de dobragem, à equipa de produção e, principalmente, ao Pedro Mendonça.
Pergunto-me, sinceramente, como é que é possível passar uma interpretação daquelas cá para fora? Como é que a TPCi o permite?
Eu não queria estar a ser rude, mas estou mesmo muito desiludido.
Até ao fim da temporada 13, a altura em que o Pedro Mendonça teve o seu pior James foi no início da temporada 11 - o que é compreensível, já que o actor estava a entrar pela primeira vez na personagem. E acreditam que o James que ouvi hoje estava pior do que este? Isto é incompreensível! Principalmente tendo em conta que o Pedro Mendonça já dobra o James há para aí 140 episódios e há 4 filmes! Será possível que ele pense que o James deve ter uma voz estereotipada de um homossexual que guincha? É que NÃO É o caso!
Tentem imaginar um Freezer (DBZ) mas com muito menos classe: têm o James. Não percebo porque raio querem eles estragar uma personagem como estas.

Entretanto já estive a pensar nisto, e concluí que as minhas sugestões aqui no blog que eu escrevi há uns tempos relativamente ao James foram escritas POSTERIORMENTE à dobragem destes dois episódios. Por isso, vou aguardar (ainda mais). Mas não deixo de estranhar como é que uma voz e uma interpretação assim pode sair do mesmo estúdio que já dobrou e dobra coisas da Disney.

É que a voz do James e o que há de verdadeiramente mau na dobragem destes dois episódios. Houve aquelas alterações nas vozes da Delia e do Giovanni, mas, ao menos, os novos dobradores pegaram nas suas personagens e tentaram encarná-las da melhor forma, o que não aconteceu com o James.

Quero frisar que tudo isto são apenas críticas com um fundo construtivo. O meu objectivo não é mandar ninguém abaixo, até porque sei que o dobrador e a equipa são muito capazes e conseguem fazer um James muito bom, como se pode ver aqui. Faço estas críticas porque sei que de facto vale a pena fazê-las, é óbvio que nem me daria ao trabalho de as fazer se soubesse que era um caso perdido.

5 comentários:

  1. Penso que o problema é a voz não ser fácil para o actor e ele ter de a "reaprender" no início de cada temporada. Talvez a voz evolua, e talvez as tuas críticas ajudem. Penso que o problema não é a voz ser má, ela simplesmente não chega ao nível das outras vozes, que estão excelentes.

    ResponderEliminar
  2. Hmmm, é mesmo pena isso acontecer. A sua voz (Pedro Mendonça) não ajuda, só dá para soar como um homem de alta sociedade, mas parece que tem mesmo de melhorar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e esqueci-me de dizer que ele provavelmente deve sentir dificuldades em fazer soar bem um James mais sério! Mas é claro que não justifica tudo.

      Eliminar
  3. Se tivesse que escolher outro dobrador para o James (não tou a dizer que seja preciso) seria o Peter Michael, porque quando faz a voz seria dele até combina com o James da temporada 14, na minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. O Rui Quintas também conseguiria fazer este novo James na perfeição, se o quisesse. Mas o Peter Michael seria mesmo o melhor para este James - http://www.dailymotion.com/video/xlkmr7_lema-team-rocket-burca_news . O problema com estes dois antigos James é que vivem em Lisboa, e o Pokémon agora é dobrado no Norte, o que torna a participação deles como personagens principais impossível.
      Mas há duas soluções para o James da Cinemágica: 1) alterar por completo o registo do Pedro Mendonça, obrigando-o a baixar o tom de voz (não fazer um James tão agudo) e tentar realmente ser sério, falando com uma certa superioridade, sendo implacável, mesmo (tal como diz o lema!). Para mim, explorava-se este registo http://www.dailymotion.com/video/xpyxq3_james-pedro-mendonca-melhor-registo_school , tentando misturá-lo com este http://www.dailymotion.com/video/xkhea4_jessie-e-james-cena-no-foguetao_shortfilms . Dá perfeitamente para termos um James brilhante com o Pedro Mendonça, tem é de haver vontade e trabalho.
      2) Mudar-se de dobrador para o Paulo Freixinho, que faria um James parecidíssimo com o do Peter Michael. Este dobrador fez a voz do Looker e do Sr. Kodai, tem uma voz com bastante impacto e que acho que assentaria como uma luva ao James. Não me parece que a TPCi implique com as mudanças de voz, visto se terem mudado as vozes da Delia e do Giovanni, por isso não me parece que haja problema em fazer esta mudança de voz.

      Eliminar