sábado, 19 de maio de 2012

Antestreia Pokémon: Preto e Branco - Alterações nas vozes

Infelizmente, houve alterações em algumas vozes de personagens que já tinham aparecido. Não estou a falar da Enfermeira Joy, cuja voz também mudou (dado que mudou também na versão inglesa e na versão japonesa, visto que o design na personagem também mudou), estou, sim, a falar de duas alterações que me desiludiram um pouco. Mudaram a voz da Delia Ketchum (a mãe do Ash) e a do Giovanni.

A nova voz da Delia é a da Ângela Marques, a mesma voz da secretária do Giovanni e da Johanna (mãe da Dawn). Não gostei da alteração visto que a voz da mãe do Ash devia ser a da Isabel Queirós, que lhe deu voz na temporada 12, "Combates Galácticos". Na altura gabei bastante a voz porque, efectivamente, estava muitíssimo boa. A mudança não foi necessariamente para pior, a Ângela Marques é muito competente enquanto Delia (até me fez lembrar uma mãe qualquer de uma daquelas séries do tempo da Heidi e do Marco, o que teve o seu "quê" de nostalgia), mas isto dá, sem dúvida, alguma ideia de pouco profissionalismo por parte da Cinemágica, visto a Isabel Queirós continuar na dobragem.

O mesmo se passa com o Giovanni. Desde que a Cinemágica começou a dobrar o Pokémon, o Giovanni teve falas em três situações diferentes: na temporada 11, durante o episódio de estreia da Yanmega; no último episódio da temporada 13 (a imediatamente anterior a esta); agora em Unova. Ora, na temporada 11 o dobrador do Patrão era o Mário Santos. No último episódio era o Ivo Romeu Bastos, se não me engano. E hoje ouvi outro dobrador a dar-lhe voz, não sei exactamente o nome dele, era a mesma voz do caçador do episódio do Volkner. Mais uma vez, nenhuma voz é necessariamente pior ou melhor que as outras. Por isso, não creio que as alterações tenham sido feitas para arranjar a voz mais adequada (se o fizessem já tinham mudado a voz do James há muito tempo...) ao Giovanni. Então, qual a razão de tantas alterações? Mais uma vez, acho que isto não fica muito bem.

3 comentários:

  1. Sim, também acho eles têm de tomar mais atenção às personagens recorrentes. É o patrão dos vilões e a mãe da personagem principal, claro que já apareceram antes. Acho um pouco difícil de perdoar especialmente o Giovanni... Apareceu no último episódio...
    A TPCI também devia fazer a sua parte de informar que personagens são recorrentes.

    [SPOILER]
    Espero que mantenham a voz da Dawn quando ela voltar.
    [FIM DO SPOILER]

    ResponderEliminar
  2. Nunca gostei que mudassem as vozes quando não há razão aparente para isso, é claro que é desagradável ver isso. Mas ao menos não mudam as vozes das personagens principais frequentemente, como nas primeiras 10 temporadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás, até agora ainda não mudaram as vozes das personagens principais sequer. Esperemos que continue :)

      Eliminar