terça-feira, 5 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs - A Vila dos Dragões, a Cidade de Opelucid e o Grupo Eevee do Esquadrão de Resgate Pokémon!

Boa tarde!

Já vi mais 3 episódios, que, como o título do artigo sugere, são os episódios em que os nossos heróis passam pela Vila dos Dragões e pela Cidade de Opelucid, onde conhecemos mais do passado (e do futuro!) da Iris e por fim, já muito perto da Cidade de Vertress, encontram o Virgil e passam a conhecer o Esquadrão de Resgate Pokémon.

No episódio da Vila dos Dragões, encontramos finalmente em pessoa o Drayden (infelizmente para a Iris, que não o queria encontrar) e conhecemos uma amiga de infância da Iris, a Shannon (Marta Mota), uma Tratadora Pokémon com pouca confiança na sua relevância no panorama da Vila dos Dragões. A Vila dos Dragões é bastante interessante de se ver, cheia de Pokémon Dragões em todo lado (maioritariamente da linha evolutiva do Axew), e vemos ainda duas estátuas do Reshiram e do Zekrom.
Ficamos a saber que de algum modo a Iris começou a sua jornada aparentemente sem pedir autorização ao Drayden (embora cedo percebamos que ele afinal deu, porque o Drayden só se revela no fim, ficando durante o resto do episódio escondido em arbustos). Durante o episódio, a Iris ajuda a Shannon a acalmar um Hydreigon que ela está a cuidar, e com isto mostra-se competente nas suas capacidades para comunicar com Pokémon Dragão (assim como a Anciã mostrou ser no início do episódio, com o Dragonite da Iris e com um Haxorus), para além de ter ajudado indirectamente a que a Shannon ganhasse confiança em si e decidisse começar uma jornada em breve. No fim do episódio o Drayden desafia a Iris a combater contra si no Ginásio de Opelucid!
Não houve nenhum erro de dobragem, e esteve tudo bem.

No episódio seguinte, já na Cidade de Opelucid, onde a Iris irá travar o seu combate contra o Drayden, ficamos a conhecer parte do passado da Iris e o que a levou a começar a viajar por Unova. Ficamos a saber que ela já foi estudante da Academia de Opelucid, mas que se adaptou muito mal ao ambiente académico urbano. Como "escapadela", a Iris costumava subir a uma torre em Opelucid, na qual podia sentir o ar na face tal como sentia na Vila dos Dragões: puro.
No flashback vemos um combate em que a Iris luta usando um Fraxure contra um rapaz que tem voz de Raquel Rosmaninho! Achei isto particularmente curioso, porque a Raquel Rosmaninho não costuma dobrar mais personagens para além da Jessie e do Ash. Provavelmente os dedos de uma mão chegariam para contar o número de personagens a que a dobradora já deu voz para além dos principais. Talvez a ausência da Jessie tenha permitido que ela desse mais uma voz (tal como aconteceu ao Pedro Mendonça, que praticamente começou a dar voz a personagens que não o James em Unova, quando o James deixou de aparecer em todos os episódios).
De seguida no episódio, a Iris combate contra o Drayden num combate de 2 contra 2. A primeira batalha fica empatada, com o Haxorus como o Excadrill a serem derrotados ao mesmo tempo, e na segunda parte do combate, quando o Drudiggon luta contra o Dragonite da Iris, apesar do bom combate dado pela Iris, a aspirante a Mestre Dragão perde.
Mas o Drayden não a repreende, muito pelo contrário, diz-lhe que continue a treinar e que volte lá quando estiver mais forte. Ficamos depois a saber uma bomba: é suposto que a Iris se cultive e que se torne digna ao ponto de se tornar a nova líder do ginásio de Opelucid, substituindo o Drayden, que afinal sempre apoiou a partida da Iris numa jornada. Tal deixa a rapariga chocadíssima, que mal acredita nisso e prometeu reflectir acerca da proposta!
Perto do fim houve um pequeno erro. Nos flashbacks geralmente a voz aparece com "eco". Tudo bem até aqui. Mas no último flashback do episódio, quando vemos a conversa entre o Drayden e a Anciã, as duas falas antes do flashback ter começado aparecem já com o efeito de "eco".

Por fim, já pertíssimo de Vertress, encontramos o Virgil, dobrado pelo Luís Araújo, que é um treinador de Eevee e das suas evoluções, o que ofereceu um óptimo pretexto para vermos todas as "Eeveeluções" conhecidas até então mais uma vez (hoje em dia já existe mais uma). Ele fazia parte do Esquadrão de Resgate, juntamente com o irmão e com o pai, e o seu grupo era o Grupo Eevee. Dos cinco primeiros episódios da temporada, este foi o meu preferido: não houve assim nenhum detalhe particular (para além de certas cenas com as evoluções do Eevee e de termos batido o recorde de leituras com o Pokédex neste episódio), mas a própria estrutura do episódio estava muito interessante (apesar de ser um episódio "formulaico" - como tantos outros na série são). E, pois, tivemos o Iwane a dirigir a animação, o que dá sempre qualidade ao episódio (e houve uma cena que se destacou visualmente, que foi quando o Ash, a Iris e o Cilan se comprometeram a lidar com o Cryogonal).
O episódio permitiu-nos rever então as evoluções do Eevee e o próprio Eevee, e felizmente não foi daqueles episódios em que só vimos os Pokémon, porque tivemos realmente oportunidade de ver quase todos os Pokémon em acção (tirando o Leafeon) e até vimos o passado do Virgil, no qual o seu primeiro Eevee evoluiu para Umbreon. Gostei também de ver os Cryogonal, Pokémon de que eu gosto muito.
No fim do episódio, ficamos a saber que o Virgil não se trata de uma personagem do dia: irá participar na Liga Unova, sendo então um novo rival do Ash!

E no próximo episódio começa a Liga Unova! A partir do próximo episódio vamos acompanhar o progresso na Liga Pokémon do Ash e dos seus rivais: o Trip, a Bianca, o Esteves, (gostaria de ver a Georgia e a Burgundy, mas infelizmente não) e agora, num espaço de poucos episódios, ficámos a conhecer dois novos rivais, o Cameron e o Virgil!
E será desta que o Ash vence uma Liga?

Sem comentários:

Enviar um comentário