quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lemas da Team Rocket do DP066 e do DP076

Venho agora mostrar-vos dois lemas da Team Rocket na temporada 11, que são tão iguais num aspecto e tão diferentes noutro. São os lemas do episódio "A Estratégia do Líder Vencido" e do episódio "Combate Tag Com Todos". Os lemas são iguaizinhos, quer na animação usada, quer no guião (só diferem, naturalmente, no princípio), quer nas vozes. A grande diferença entre os dois lemas é a interpretação dos actores.

No DP066 as vozes já estão bem definidas, não há grande diferença em relação ao DP076. O que acontece neste intervalo de 10 episódios é que no DP076 uma pessoa já sente aquela "garra" da Team Rocket na interpretação do lema. Dá para notar, claramente, uma evolução.

Comparem vocês mesmos:

com:

São ambos bons lemas, admito-o, mas o segundo é distintamente superior. Eu fiz este artigo porque dá para comparar muito bem as interpretações, tendo a mesma animação e as mesmas falas. Eu adoro como nos dois lemas Raquel Rosmaninho diz "Jessie!", com um toque algo sensual e irónico, a corresponder com a animação. E adoro a segunda frase do lema de Pedro Mendonça, o dobrador consegue perfeitamente que a frase encaixe com a primeira. Para as frases encaixarem não é apenas preciso que rimem. Também é necessário que o James diga a sua frase com uma interpretação especial, como se fosse a concluir, acho. E Pedro Mendonça fá-lo na perfeição. Sobre o Meowth, eu tenho muita pena que este não tenha mais falas no lema, já sabem como eu admiro o trabalho de Mário Santos, mas não posso falar muito do lema porque o Meowth não tem muitas falas. É pena que em Sinnoh não tenha havido nenhum lema em que tem de ser o Meowth a dizer as falas da Jessie ou do James.

5 comentários:

  1. Estes artigos dão para perceber muita coisa! ;)

    Percebe-se que no DP076 já estão mais definidos, eu pessoalmente já gosto de todas as novas vozes introduzidas pelo Cinemágica. Até parece que sempre as ouvi! ^^

    Vi o canal onde estão os lemas da TR e vi que tem lá lemas de episódios que nunca vi, achas que consegues arranjar esses episódios? Disponibilizar para download, por exemplo? :)

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Fico contente que gostem dos meus artigos 8)

    Para fazer download de episódios de Pokémon em português, o melhor mesmo é ir ao blog "Poké Portuga", dado que lá os episódios estão bem organizados. Não há lá todos e muitos deles têm uma qualidade que podia estar melhor, mas é o sítio com mais episódios acessíveis. E o melhor é que dá para ver a maioria online, sem ser necessário fazer download. http://pokeportuga.wordpress.com/episodios-pt-pt/
    Carrega na temporada que quiseres e tens lá os episódios ;)

    Os lemas da Team Rocket naquele canal são de episódios da temporada "Liga Indigo", da temporada "Ilhas Laranja", da temporada "The Johto Journeys", da temporada "Master Quest", da temporada "Advanced", da temporada "Advanced Battle", da temporada "Fronteira de Batalha", da temporada "Diamond and Pearl" e, claro, da temporada "Dimensão Combate". Se precisares de saber qual o episódio de algum dos lemas, diz.

    ResponderEliminar
  3. Também notei claramente uma evolução na garra das vozes deles entre o DP066 e DP076. É o que acontece com o passar do tempo, à medida que se acostumam às personagens.

    Gostava de saber como é que as suas vozes ficarão diferentes e como os lemas irão soar na 12ª temporada.

    ResponderEliminar
  4. Os lemas que não reconheci, porque acho nunca ter visto os episódios foi o 'lábios inchados', 'roupa' e 'manhã'... acho que são apenas estes três... Dizes-me então os episódios, por favor?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Ivan, imagino que as vozes deles serão muito próximas das vozes do 10º filme. Sendo um filme, deve ter sido dobrado depois da série. E também estou muito curioso em relação aos lemas, é pena que no primeiro episódio da temporada não haja lema nenhum, vamos ter de esperar pelo segundo.

    Anónimo, o lema do "lábios inchados" é do AG177, que é o episódio 25 da temporada Advanced Battle. Acho que é dos que não está disponíveis no blog PokéPortuga, eu retirei o lema de um episódio meu. Posso pô-lo no Internet, se tiver tempo um dia destes.
    O lema do "roupa" é o do AG050, que é o episódio 10 da temporada Advanced Challenge (esqueci-me desta temporada). Este está no site.
    O lema do "manhã" é do EP263, que é o episódio 54 da temporada Master Quest. Também está no site.

    Espero ter ajudado ;)

    ResponderEliminar