quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs: A Grande Final do Episódio N

Boa tarde!
Hoje vi os três episódios finais do arco da Team Plasma. Vi-os de seguida, como se fosse um filme, e posso dizer-vos já para começar que fiquei muito impressionado com o resultado final. Todas as personagens que aparecem foram bem tratadas, houve tempo para dar destaque e importância a praticamente toda a gente que apareceu. A banda sonora esteve bem colocada e a dobragem acompanhou a alta qualidade dos episódios.

O Professor Juniper continuou a ser das personagens mais hilariantes que já apareceram na série, com as suas falas que parece que querem dizer uma coisa, mas que na verdade querem dizer outra. Independentemente da situação, o Professor Juniper vinha sempre com isto, quer estivesse simplesmente a falar com a Iris e o Cilan, quer estivesse a ser atacado pela Team Plasma.

Quando a Team Plasma se apodera da equipa de escavação, achei engraçado ver os Pokémon a conseguirem defender com êxito as escavações. Claro que depois o Dr. Colress lança as suas ondas electromagnéticas controladoras de Pokémon e estes Pokémon (Golurk principalmente) viram-se contra os fedelhos. E a imagem de um Golurk a rastejar para atacar os Pokémon dos Totós era assustadora.

O Looker foi bastante agressivo com a Aldith, ameaçando asfixiá-la com um cano. Este tipo de violência não é nada comum no Pokémon, mas a situação exige-a, e eu gostei de ver.

E nos primeiros dois episódios a Team Rocket está simplesmente a relaxar a um canto à espera que a Team Plasma e os outros se destruam uns aos outros, para depois intervirem e levarem os seus prémios para o chefe. Mas vão fazendo comentários pertinentes, o Meowth mostra-se particularmente interessado em devastar a Team Plasma e até há um ponto em que a Jessie vê a situação tão crítica que sugere que deviam intervir, apenas para ser acalmada pelo Meowth, que diz que devem esperar mais um pouco.

O Ash e o N ficam presos com a Pedra Clara numa divisão das ruínas, e aí o N ganha um imenso respeito pelo Ash e parece finalmente compreender que os seus ideais podem afinal não ir contra os ideais de pessoas como o Ash. Para escaparem do seu túmulo, os Pokémon do Ash ajudam-no a arranjar um buraco, tudo numa cena muito bonita e interessante, com os Pokémon a mostrarem as suas qualidades, empenho e entrega ao treinador. E nestas cenas vemos finalmente o Ash a virar o boné para trás, que já sabemos que só acontece quando a situação é crítica! Eles conseguem escapar e lutam contra os Pokémon controlados pela Team Plasma e vemos o Pignite a revelar uma amizade/admiração muito forte pelo Charizard!

O Looker aparece a desesperar porque só tem um cano para lutar contra a Team Plasma, mas depois revela-se muito útil para distrair a Team Plasma enquanto o Ash recolhe os seus Pokémon para evitar que sejam controlados pelo dispositivo do Colress.

Entretanto chega o Lord Ghetsis e o N entrega-se a si e à Pedra Clara para poder salvar o Ash e o Pikachu, pois o Colress conseguiu que as suas ondas EM atingissem o Pokémon roedor. Começa a cerimónia do Reshiram, que passa para o episódio seguinte, o último!

E entretanto aparece um misterioso nevoeiro. São a Concordia e a Anthea, que se propõem a levar o N dali para fora e deixar o resto entregue ao seu destino! Mas só vieram piorar a situação, pois o Dr. Colress consegue apoderar-se da mente dos seus Gardevoir e Gothitelle.

Começando a cerimónia, executada pelo Ghetsis, contra a vontade do N, aparece o Pokémon Lendário Reshiram! E o Colress prontamente lança as suas ondas electromagnéticas para a sua mente e... O Reshiram fica sobre o poder da Team Plasma!! E começa uma onda de destruição.

A certa altura, o Looker aproxima-se da Team Rocket - porque o raio dos reforços da Polícia Internacional nunca mais chegam - e ele diz-lhes que eles são os únicos que os podem tirar daquela terrível situação. Estas palavras animam os nossos verdadeiros heróis (bem, tirando o James), e a Jessie diz que está na hora da Team Rocket brilhar! E... O Colress está a ameaçar voltar a controlar o Pikachu (o Ash tenta destruir a máquina), mas de repente aparece um Meowth falante alegremente a impossibilitar tal coisa! E o Meowth derrota "com uma perna atrás das costas" vários Liepard e até alguns agentes com os seus Golpes de Fúria.

A Iris e o Cilan aparecem depois com os seus Pokémon a ajudar a abrir caminho, e um Woobat e um Yamask também aparecem, surpreendendo os fedelhos! A Team Rocket junta-se, dizem o seu lema e já fizeram o trabalho pesado para ajudar a salvar o mundo! Estas cenas são lindas, ver a Team Rocket a responsabilizar-se a fazer o trabalho duro para ajudar a Polícia Internacional e a aparecerem muitíssimo competentes para conseguirem travar a Team Plasma!

Esta é sem dúvida a vez que a Team Rocket tem um papel mais activo em derrotar as equipas adversárias. A sua estreia neste papel de começou com a Team Aqua e com a Team Magma. Curiosamente, mais contra a Team Aqua. Na estreia da Team Magma, a Jessie, o James e o Meowth tinham vontade de lutar contra eles, mas o Arbok e o Weezing não foram capazes devido à técnica "Rugido" (Roar) dos Houndoom. E depois na estreia da Team Aqua foi a Team Rocket que salvou o dia, pois lançaram-se contra o agente disfarçado da Team Aqua (arriscando a vida) para conseguirem os seus "tesouros" (que eles não sabiam bem o que era). Houve outros encontros de menor importância, e na grande final a Team Rocket libertou o Kyogre das mãos da Team Aqua (embora quisessem depois apanhá-los), depois de o Cacnea do James ter derrotado muito facilmente vários Crawdaunt deles.
Com a Team Galáctica houve vários confrontos, mas geralmente com a Team Rocket a sair frustrada. Claro que conseguiam sempre prejudicar de algum modo os seus planos, nem que seja pela distracção, mas nunca houve nenhum grande momento de vitória, tirando um pequeno momento na grande final em que a Yanmega da Jessie derrotou alguns agentes e depois fizeram parte da equipa do Looker ao guardarem os agentes da Team Galáctica que estavam presos.
Agora com a Team Plasma eles atacaram-nos directamente mais do que uma vez e tiveram praticamente sempre sucesso, e desta vez com a bênção do Looker e com a mais pura das intenções (bem, pelo menos a partir do momento em que ele fala com eles e, bom, o objectivo deles até é ganharem reputação, o que não é assim tão puro, mas pelo menos não são motivos maléficos, vá). Até houve direito a lema no último episódio da Team Plasma! (sempre com a mesma animação, mas isso é outra história)

No fim fica tudo bem e quando já não são precisos a Polícia Internacional aparece para levarem os agentes da Team Plasma para a prisão. O Colress é o único que começa já a pensar no futuro, e decide começar a trabalhar num novo projecto que irá permitir os Pokémon comunicarem com humanos! Algo que até poderá ser vantajoso para o estabelecimento de relações mais fortes entre Pokémon e treinadores. O Cedric Juniper parte para a descoberta de umas Ruínas de Gelo. Já o N, que finalmente percebeu tudo acerca das relações entre Pokémon e treinadores, parte numa jornada com a Anthea e com a Concordia, para as ajudar a concluir também o mesmo e para ajudar a tornar o Mundo Pokémon melhor.
A Team Rocket aparece muito feliz, sorridentes e a dizerem que estão nas nuvens! Finalmente parece que o Looker o ajudou a voltar a adoptar a postura de Team Rocket mais leve e que às vezes pode pensar em mais coisas que não trabalho, trabalho, trabalho (como salvar o mundo, por exemplo).

E o Ash e os amigos? Bom, no próximo episódio veremos o que eles vão fazer a seguir. Mas para já estão felizes por se terem tido um papel activo contra vilões tão vis com a Team Plasma.

Como já referi, são episódios muitíssimo bons e a Team Plasma foi muito bem tratada na série. Nos jogos, são uma equipa muito interessante, e na série foram respeitados e tiveram um dos arcos de vilões mais completo da série. Havia muita continuidade de episódio para episódio para episódio, e tudo aquilo que disse logo no início do artigo. A animação ia variando de episódio para episódio (pois muda sempre o director de animação), mas estava globalmente bem conseguida. Acabou com a chave de ouro, claro, com o Masaaki Iwane a animar o último episódio.

Já acabei os artigos do Episódio N e, consequentemente, acabei a parte da temporada só designada por "PB Aventuras em Unova". Nos próximos episódios entro na parte "E Mais Além", cujos artigos provavelmente serão mais fáceis de escrever, pois a partir daqui são episódios mais de diversão do que propriamente de história muito complexa. Por agora despeço-me!

Boa noite!

6 comentários:

  1. Realmente todos os episódios com a Team Plasma foram muito interessantes, e acredito que não tivesse sido o problema com a sua aparição original acredito que toda a história de Unova teria sido bem diferente! Mas mesmo assim conseguiram colocar a Team Plasma em grande estilo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço parte do grupo de pessoas que julga que os episódios banidos foram prejudicar todos os planos dos escritores! Se de facto começassem a história da Team Plasma a partir daqueles episódios, íamos ter uma coisa do género de Sinnoh, que era o que tudo apontava!

      Eliminar
    2. Sim, acredito que tinha sido semelhante ao caso da Team Galáctica em Sinnoh, e isso poderia fazer com que o próprio Ash não parecesse tão "novato" como aconteceu em vários episódios... mas pronto, nunca o saberemos e agora só nos resta esperar uma bela história em Kalos com a Team Flare =P

      Eliminar
  2. «E o Meowth derrota "com uma perna atrás das costas" vários Liepard e até alguns agentes com os seus Golpes de Fúria.» - Essa cena do Meowth lutador a golpear com «Golpes de Fúria» e a pontapear humanos (pelo menos 1) e Pokémon da Team Plasma com uma grande destreza vai ficar (ou melhor, já ficou [lol!]) para a história dos desenhos animados POKÉMON! >;-D
    «mas o Arbok e o Weezing não foram capazes devido ao Poder Especial Intimidate (suponho eu) dos Mightyena.» - hum... Não era a técnica «Rugido» («Roar» em português)? :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, fui conferir o episódio e os Houndoom deles (a minha memória traiu-me aqui, pensava que eram Mightyena) "ruge" e então os Pokémon deles voltam para a Pokébola. Mas não há qualquer referência ao nome da técnica, apesar de na Bulbapedia dizerem quer era mesmo o Roar. Será que na versão japonesa ou na americana disseram o nome e nós na versão portuguesa é que não tivemos direito a saber o nome da técnica?
      Pareceu-me que eles tivessem voltado para a sua Pokébola por "medo" (daí ser-me lógico o Intimidate), mas de facto o Houndoom nunca tem como Poder Especial o Intimidate (o Mightyena tem), por isso fará de facto mais sentido que tenha sido o Roar, e assim justifica mesmo o facto de eles terem voltado para a Pokébola! Muito obrigado pelo reparo! :)

      Eliminar