sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs: A Ilha do Mel, a Colecção Onda e o Concurso do Rei de Concharra!

Boa noite! Vi ainda hoje mais três episódios.

O episódio "Perigo, Doce Como o Mel!" é essencialmente o cumprir de uma tradição: é o típico episódio em que os Pokémon são afastados dos seus treinadores e juntam-se aos Pokémon da Team Rocket! Neste caso foram o Pikachu, o Oshawott e o Axew que se juntaram ao Meowth. Mas porquê? Ora, a primeira paragem dos nossos heróis é na Ilha do Mel, uma ilha famosa pelas suas iguarias feitas a partir do Doce Mel dos Combee.

A Team Rocket planeou um esquema que envolvia rifas em que dava para ganhar uma prova de 151 sobremesas (que número curioso, hein?), e que curiosamente só dava para ganhar se fossemos um miúdo com um Pikachu super poderoso (pois os outros "palermas" recebiam um X directamente do Meowth).
Já neste episódio começamos com lemas da Team Rocket que na minha opinião são os melhores da temporada (e talvez de todos os do trio Raquel Rosmaninho, Pedro Mendonça e Mário Santos) a nível de interpretação. Mais uma vez, a causa é provavelmente a animação, pois nos lemas com esta animação os três dobradores parecem estar a dar mesmo o seu melhor e têm feito lemas com impacto, projecção de voz e as palavras muito bem articuladas.

Esta é capaz de ser a única vantagem do facto de agora no Japão terem decidido começar a reciclar a animação dos lemas da Team Rocket para um conjunto de episódios seguidos. Desde que o lema original da Team Rocket que só tivemos a oportunidade de ver TRÊS tipos de animação diferentes para os lemas (tirando umas pequenas variações, que ainda assim são muito raras, só tendo acontecido para aí 2 vezes até hoje nos episódios japoneses). A primeira foi a que esteve presente no Episódio N. A segunda é a que estamos agora a assistir, aqui nas Ilhas Decolore. A terceira é a de Kalos.
Tudo aponta para que agora os animadores encarem os lemas como aquelas apresentações típicas ou transformações (comuns em animes com um toque mais feminino, como as Navegantes da Lua ou Doremi), e então em conjuntos de episódios dentro de uma qualquer divisão eles decidem usar a mesma animação. Eu sou completamente contra isto. Claro que não gostava quando havia lemas em que as coisas estavam mal animadas, mas ainda assim isso é preferível a repetir tudo de episódio para episódio. Se é por contenção de custos (e provavelmente é), que façam ao menos volta e meia uns lemas em que a Team Rocket está parada, de braços cruzados e assim, como sempre aconteceu em temporadas anteriores. Há alturas em que até é capaz de ficar melhor. Por exemplo, no final da Team Plasma, gostei muito de termos tido um lema, mas ainda assim achei que aquela animação por alguma razão destoava do resto do episódio. Para ter ficado bem devia, na minha opinião, ter sido um lema daqueles com eles parados, do género do que houve no Filme 2.

Continuando. Na união entre o Meowth e os outros Pokémon, o Pikachu durante o tempo todo soube que o Meowth estava a fazer um frete, algo que não é comum acontecer! Nas aventuras deles, encontram um Victreebel, e numa lembrança subtil do Victreebel do James, o Meowth lembra-se que se nos aproximarmos de um ele tenta engolir-nos e então, para salvar o Axew de ser engolido, ele próprio é engolido, e depois fica afectado pelos Esporos Atordoantes dele. Aqui os Pokémon dos Totós procuram ervas para salvar o Meowth numa cena muito bonita.

Quanto à Jessie e ao James, há uma cena em que a Jessie ordena ao seu Woobat que ataque sozinho o Dragonite e o Charizard dos fedelhos, o que tem a sua piada. No combate com os miúdos, já com o Meowth, numa parte em que o Meowth estava para usar Golpes de Fúria nos Pokémon com quem ele esteve, lembra-se de ter sido ajudado há umas horas por eles, e então pára, e antes de qualquer tipo de reacção ele é atacado e os três vão a voar.

No episódio "Cilan e o Caso do Purrloin Testemunha!" o Ash e a Iris participam no Torneio da Taça Marinha e depois têm de resolver um caso em que tem de intervir o Detective Cilan!
Mais uma vez, aparece o medo/nojo que o Cilan tem dos Purrloin (e o Pedro Manana enquanto Cilan teve muitos momentos em que se destacou devido a todas as cenas do Cilan que tivemos). Desta vez, ele contou à Iris e ao Ash a razão desta aversão a todos os Purrloin, mas o público não chega a saber, o que é uma pena. Pensava que ia ser como o Didi da Dawn, e que mais cedo ou mais tarde iríamos ter uma história engraçada qualquer em que ficássemos a saber o porquê, mas pelos vistos não.

Neste episódio, as personagens que apareceram tinham todas nomes portugueses relacionados com o oceano! Havia a Sr.ª Onda, o Sr. Costa, o Maré e o Corrente. Tanto os nomes ingleses, como os japoneses também são relacionados de alguma forma com o oceano (e os japoneses do Maré e do Corrente são exactamente as mesmas palavras, até), mas na versão portuguesa não é comum darem nomes portugueses às personagens, o que fez com que isto fosse uma grande surpresa (provavelmente é um reflexão da alteração da tradutora).

Quanto ao episódio "Coroação do Rei de Concharra!", agora na Ilha Concharra, o Ash compete no Concurso do Rei de Concharra. Nesta ilha é tudo doido pela Concharra do Oshawott e do Dewott, de modo que tudo é feito baseado na Concharra - incluindo a roupa do Freddy "Cabeçalho".

Este episódio foi parecidíssimo com o episódio "A Fina Flor dos Croagunk!" e se eu fosse enumerar as semelhanças nunca mais saía daqui, porque é mesmo tudo praticamente igual, mas agora aplicado ao Oshawott e ao Dewott. Até a participação da Team Rocket é quase igual (mas só até certo ponto, porque parece que eles são os únicos a lembrar-se do outro episódio e então melhoraram nalgumas coisas).
A participação do Meowott tem partes muito engraçadas (como a entrada em palco com duas Concharras que eles traz num saco) e ao longo do episódio o James tem partes em que decide entrar em conferência com o público (com palco e tudo) e ir explicando os detalhes da sua Concharra! São pequenos pormenores, mas que na verdade enriquecem muito o episódio.

No fim, temos a despedida do Oshawott. APARENTEMENTE! Até temos a velha conhecida montagem com as cenas do percurso do Oshawott, mas não passou tudo de um esquema para nos enganar, pois o Oshawott acabou por não ir a lado nenhum! Queriam pôr-nos a chorar por nada! Mas, na verdade, o Oshawott até podia muito bem ter ficado na Ilha Concharra, pois daqui a uns poucos episódios vai ficar no Laboratório do Professor Oak, por isso acabava por ser a mesma coisa. Mas fica um pouco mais com o Ash.

Por agora é tudo! São, de facto, episódios muito divertidos e muito leves. Ainda só vi 4, mas até agora tenho gostado muito, vêem-se muito bem e têm permitido que se explore agora mais algumas coisas das personagens nos "últimos cartuchos" da série, e agora com a Team Rocket mais activa. Amanhã se calhar vejo muitos, não sei! Até amanhã!

1 comentário:

  1. «mas na versão portuguesa não é comum darem nomes portugueses às personagens» - uma das raras excepções foi no M10 - A ASCENSÃO DO DARKRAI, em que o Baron Alberto foi chamado Gil Cacique em Portugal, mas para que esse nome rimasse bem com Lickilicky na tradução/dobragem portuguesa desse filme POKÉMON! :P

    ResponderEliminar