terça-feira, 12 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs: O Regresso do Charizard!

Boa tarde!

Um dos episódios mais aguardados assim que foi anunciado no Japão, e provavelmente o episódio desta temporada (ou talvez até de toda a Unova) que eu vi mais vezes. Falo obviamente do episódio "Os Fogos de um Reencontro ao Rubro!", o episódio em que o Ash visita uma Feira de Kanto e, no meio de muitas surpresas, regressos e nostalgia, o seu velho amigo Charizard aparece e volta ao grupo! Mas uma coisa de cada vez.

Na Feira de Kanto vemos vários Pokémon de Kanto em boneco que nos trazem imensa nostalgia. Pokémon que antigamente eram "habituais" da série e que entretanto, com estas regiões novas todas, passaram a só aparecer pontualmente (ou então nem aparecer). Pokémon como Goldeen, Sandslash, Drowzee, entre outros, foram realmente "uma delícia" de se ver (como até o disse o Cilan). E mal começa o episódio aparece o Vendedor de Magikarp (a aí vemos que vem aí um grande episódio, cheio de Kanto!), desta vez dobrado pelo Paulo Freixinho. E vemos logo que muitas das vozes que nós conhecíamos, que aparecerão nas recordações, vão ser mudadas, infelizmente. Mas antes ainda revemos o Professor Oak e o Tracey, que andava desaparecido há muitas temporadas! Só que o Tracey não falou.

As partes das recordações são o que torna este episódio verdadeiramente único e especial (e uma grande prenda para todos nós, que vemos a série desde o início). Adaptadas ao novo método de animação/colorir, as recordações foram todas re-animadas, o que nos trouxe um cenário muito lindo! Vimos a história todo do Charmander, com imensos flashbacks de autênticos clássicos Pokémon, o que foi um grande regalo. Quanto à dobragem, a Raquel Rosmaninho enquanto Ash esteve muito bem durante as recordações todas, de algum modo o Ash "antigo" parecia um pouco mais velho, e interpretou a despedida do Charizard muitíssimo bem. Mas, muito infelizmente, as outras personagens tiveram novos dobradores. O Damian foi dobrado pelo Ivo Romeu Bastos, o Koga foi dobrado pelo Paulo Freixinho e a Misty (e aqui a maior tristeza) foi dobrada pela Joana Carvalho. Obviamente que a tristeza não está relacionada com a qualidade dos dobradores novos em si, que nunca esteve em questão, mas sim com o facto de isto ter "diminuído" um pouco o efeito nostálgico do episódio. Particularmente relativamente à Misty, que devia mesmo ter tido a Helena Montez a dar-lhe voz. É uma verdadeira pena.
No Japão, foram buscar todos os dobradores originais para fazer estas falas, o que é uma coisa grande, principalmente porque alguns dos dobradores até já estavam reformados.

Felizmente (como estaríamos todos à espera), Pedro Almendra regressou à série para dar outra vez voz ao Brock. Mas, dentro destas novas vozes a que nós já nos habituámos, houve um erro. A Enfermeira Joy apareceu dobrada na recordação pela Joana Carvalho. Ora, a Joana Carvalho faz de Enfermeira Joy de Unova (distingue-se pela roupa). As Enfermeiras Joys "clássicas" deviam ser dobradas por Zélia Santos, como foi o caso de Sinnoh. E a Enfermeira Joy na recordação era uma clássica. Outra coisa a referir é que as falas das recordações não eram iguais às dos episódios originais. Para a maioria das falas, quase que não há problema, que é quase a mesma a coisa (apesar de ainda assim ser diferente), mas há falas que eu conheço e nessas foi particularmente aborrecido (como a "o Charizard está a passar pelas brasas", na Liga Pokémon, que neste episódio está diferente).

O Ash decide pedir ao Professor Oak que arranje o Charizard do Vale Charicífico e este envia-lhe, trocando-o pela sua Unfezant, o primeiro Pokémon de Unova que vai para o Professor Oak! Nisto o Professor refere o Swellow e o Staraptor do Ash (mas não refere o Noctowl, sabe-se lá porquê).

O reencontro com o Charizard foi mesmo muito bom, e houve logo a seguir um combate contra o Dragonite, que foi claramente um combate de alto nível (melhor que os da Liga Unova!) e onde vimos as novas técnicas do Charizard! A Iris diz ainda que achava que o Charizard era do Tipo Dragão e, antes de acabar o episódio, temos um pedaço de música excelente que marca o regresso do Charizard à equipa!

Apesar dos contratempos na dobragem, é um episódio completamente apaixonante e que merece ser visto mais do que uma vez. Boa tarde a todos!

3 comentários:

  1. Realmente foi uma pena não ter ido buscar a Helena Montez, mas por um lado compreende-se, porque eram coisas mínimas.. embora tivesse sido diferente... também tinha notado a "falha" relativa à Enfermeira Joy! Mas de resto um episódio muito bom para o público da "velha guarda" xD

    ResponderEliminar
  2. Não gostei muito (embora agora esteja mais habituado) de terem trocado 75% das técnicas do Charizard do Ash (só ficou o «Lança-Chamas»): ou eu me engano muito, «Asa de Ferro» é mais forte que o «Ataque de Asas», e não achei grande piada o Charizard já não saber «Arremesso Sísmico», que era até a imagem de marca dele! :\

    ResponderEliminar
  3. pessoal como faço pr ver a serie pokemon?

    ResponderEliminar