segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs: Episódio N! E Cheren, também.

Boa tarde!

Trago-vos hoje aqui mais dois episódios.

O episódio "O Nome Dele É N!" começa com o N a visitar as ruínas de um laboratório da Team Plasma, nas quais ele acede a um computador e vê o Genesect no monitor! Esta cena fica particularmente bem devido à banda sonora usada.

Ao passar o genérico, vemos que houve alterações! A música é a mesma, mas agora temos imagens relativas ao N e à Team Plasma. Vemos também a Anthea e a Concordia, vemos o Reshiram e ainda vemos um Charizard! Não sei se conhecem a abertura japonesa desta parte da "temporada", mas, se tiverem oportunidade, vejam, que está mesmo muito boa. Lá as aberturas são de muito mais tempo, por isso têm oportunidade de pôr mais imagens na abertura. E esta há-de ter sido a abertura que me deixou mais empolgado, a par da abertura do fim de Sinnoh (aí porque confirmava que a Jessie ia ao Grande Festival). Esta aqui mostrava o Charizard do Ash, o Cheren, várias personagens da Team Plasma e para mim a melhor parte é quando o Ash, o N, a Iris e o Cilan estão a correr e vários Pokémon da Team Plasma aparecem derrotados e aí vemos que a responsabilidade foi do Looker e da Team Rocket, esta cena, a música do momento, as poses, tudo, esta parte está absolutamente brilhante.

Depois, lá para dentro do episódio, o Ash conhece o N, dobrado pelo Luciano Amarelo, um novo dobrador, que, pelo menos neste episódio, conseguiu "ser o N" muito bem. Após uma longa conversa, ficamos a saber mais um pouco de Mitologia Pokémon, vemos um flashback do N com o Reshiram e vemos um flashback do Ash com o Zekrom. Ficamos também a saber um pouco mais da Lenda do Herói.
Após a conversa, quando o Ash diz que é treinador Pokémon, o N fica visivelmente irritado e sai.

Durante um combate de treino entre a Iris e o Ash, começa um novo plano da Team Rocket da Operação "Apanhar o Pikachu"! Este plano começa com atirar uma baga à cabeça do Axew, e acaba com o Pikachu preso numa daquelas jaulas de energia todas modernas que a Team Rocket de Unova agora usa! A Team Rocket apresenta-se, com mais um bom lema (com a banda sonora disposta de forma diferente, o que ficou muito bem), e começa a batalha contra os Totós! A Frillish da Jessie também sabe usar Bola Sombra, ficamos hoje a perceber.

A meio do combate, num momento de desespero, aparece o N, que protege os heróis de uma Bola Sombra! Aí há uma cena muito engraçada, em que o N diz "Vocês são uns idiotas. É por causa de lixo humano e egoísta como vocês que o Mundo Pokémon ainda não é perfeito." e a Team Rocket responde "Hmm? Fala mais alto, que eu não ouvi.", "Projecta!" e "Abre bem essa bocarra!". Depois o N dirige-se ao Meowth e diz "Mas porque é que tu falas a língua dos humanos? Os Pokémon deviam usar a maravilhosa língua Pokémon!". E aí a Team Rocket olha para ele meia assustada, meia a desconfiar da sua sanidade, e o Meowth diz que ele poderá ter "parafusos desapertados". Toda esta cena foi genial!

Este combate todo tem uma coisa particularmente engraçada, que são as subtilezas da animação para lidar com o facto de o Amoonguss do James não voar: numas cenas ele está colado ao balão, em cima de um dos motores laterais, e noutras ele está simplesmente no ar, mas "a cair" devagarinho (vejam quando ele usa Esporos Atordoantes). Ao partirem, a Team Rocket ainda não disse "Vamos partir outra vez!", mas continuam a berrar e desta vez foram até ao céu.

O Pikachu do Ash fica paralisado (embora pareça mais envenenado), e o N usa as suas capacidades de comunicação com os Pokémon para chamar uns Alomomola que usam Refresco no Pikachu e o curam!

Os nossos heróis chegam à Cidade de Castelia, e, antes de se despedirem, o N diz ao Ash "Parece que o mundo que eu procuro e o mundo que tu procuras não são exactamente o mesmo. Mas ainda assim podemos ser amigos!", uma mensagem que os jogos vêm desde há muito a tentar transmitir e que aparece agora na série animada! O N comenta depois que terá de haver alguma razão para o Ash ter encontrado o Zekrom. E acaba o episódio!

No episódio seguinte, o Ash chega a Aspertia, onde encontra o Cheren! Dobrado pelo André Lourenço, o mesmo dobrador do Cameron, o Cheren mostra-se uma personagem ainda com pouca confiança. Afinal, ficamos a saber que ele ainda não teve nenhum combate de ginásio; aliás, o ginásio ainda nem sequer foi inaugurado!

Neste episódio o Cilan tem uma grande cena em que explica que o importante de um líder de ginásio são é travar combates, mas sim ensinar os treinadores. Tudo isto com as suas poses e expressões típicas!
Pela primeira vez, aparentemente, o Ash responde à Iris quando ela diz que o Cheren é uma criança! E fica capaz de a atacar. Mas tudo fica resolvido.

O Pikachu e o Axew vão depois brincar para uma sala de comandos e a partir daí é só sarilhos, com os Pokémon do ginásio (que também é uma escola) a fugirem todos. E então têm de os apanhar. Com isto vemos vários Sunflora, que agora misteriosamente já estão em Unova! E também vemos Shinx, embora com estes o Cheren diga que chegaram há pouco tempo (e vamos assumir que é a mesma situação para os Sunflora). Na captura dos vários Pokémon há muitas cenas curiosas, como por exemplo o Cilan a tentar apanhar os Ducklett, mas a mais importante é a do Cheren a apanhar choques eléctricos do Shinx para o acalmar (o que me lembrou do próprio Ash).

No fim há o primeiro combate do Cheren, que é entre o seu Herdier contra o Oshawott do Ash, e o Cheren consegue sair vitorioso, inspirando os seus alunos e ganhando confiança! E, neste pequeno e engraçado episódio, uma personagem que muita gente adora dos jogos aparece na série. E a dobragem esteve bem nos dois episódios.

Veremos o que o resto do Episódio N nos traz! (Vou chamar a esta parte da série "Episódio N", baseando-me no que a versão japonesa fez, apesar de não ser só um episódio, como é evidente. Mas acho que fica bem, por isso vou usar esta designação.)

Boa tarde!

1 comentário:

  1. «O Pikachu do Ash fica paralisado (embora pareça mais envenenado)» - de facto, em alguns episódios POKÉMON passados em Unova (e até, salvo erro, nas Ilhas Decalore), os Pokémon paralisados tem ar de terem sido envenenados. Na minha opinião, ficava bem os Pokémon paralisados, na animação, terem electricidade à volta deles. :\

    ResponderEliminar