sábado, 23 de outubro de 2010

Pokémon: Dimensão Combate - Considerações -> Vozes

Como já todos estávamos à espera, as vozes mudaram todas. Mas a esta mudança habituamos-nos facilmente. Tirando uma voz, mas já lá vou.

Escusado será dizer que esta é a temporada com mais dobradores, quase que é um dobrador para cada personagem. A voz do Ash é aquela que aparece no episódio do ginásio da Cidade do Minério, no primeiro teste. Eu creio que é a voz de Raquel Rosmaninho, mas não tenho bem a certeza. Mas tenho a certeza de outra voz que Raquel Rosmaninho deu - a da Jessie. Estas duas vozes para estas duas personagens estão óptimas, e uma pessoa habitua-se facilmente a estas. As duas vozes são bastante diferentes, se de facto forem as duas de Raquel Rosmaninho então podemos já aclamar a versatilidade da dobradora.

À nova voz do Brock uma pessoa habitua-se passado o quê? Uns milésimos de segundo? Quando a comecei a ouvir até me parecia o Luís Barros (mas não era, claro), é mesmo muito parecida. E o dobrador conseguiu interpretar perfeitamente a cena que houve do flirt + Croagunk. 

A dobradora da Dawn é Joana Carvalho, a voz da Raven, como já prevíamos. Também não é difícil uma pessoa habituar-se à mudança.

A nova voz do Meowth está bastante diferente da voz de Pedro Carneiro, o anterior dobrador do Pokémon. E não está diferente para pior. Não sei como descrever a voz, apenas direi que está bastante parecida com a voz que Maddie Blaustein, a anterior dobradora inglesa do Meowth, lhe dava. Isto em termos de voz, não em termos de fala, pois este Meowth fala sem qualquer problema.

O Narrador era quem narrou o episódio do Steelix. Eu acho que se chama Pedro Carreira, mas não confirmo. 

Gardenia teve a voz de Isabel Queirós. 

Agora a voz que, para mim, foi mais difícil - a do James. Eu disse que tinha medo da voz que poderia vir dele. Não estou a dizer que está má, longe disso, apenas está bastante diferente da que nós estamos habituados. E quando digo "diferente", quero MESMO dizê-lo. Não está nada parecida com a voz do Rui Quintas nem está parecida com a voz americana. Esta será a voz mais difícil de nos habituarmos, eu próprio no final do segundo episódio ainda não estava habituado. 

A voz está à senhor de alta sociedade. Reforço que não estou a dizer que está má, apenas está bastante diferente do tipo de James a que eu estou habituado. O dobrador é o mesmo que fazia de Miguel Ângelo nas Tartarugas Ninja, chama-se Pedro Mendonça. Mas a voz não tem nada a ver, o que vem demonstrar a versatilidade do dobrador. 

Também deu para ouvi a nova voz do Paul, que continua rude (e assim é que tem de ser!). A voz é conhecida, mas não sei dizer o nome do dobrador. 

2 comentários:

  1. Gostei bastante do novo James, parece totalmente louco e prepotente, aliás como a personagem! Está diferente, mas muito bom! Pelo menos destaca-se!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, também concordo, a voz destaca-se, e realmente está adequada à personagem (lembrem-se, o James vem de uma família abastada!), eu acho que as pessoas se vão habituar e vão passar a gostar muito da voz, que tanto consegue ter um toque cómico como um toque série, o que é bom. Agora só é preciso um pouco de mais garra ao dizer o lema.

    ResponderEliminar